27/08/2025 às 18h44 - Atualizado em 27/08/2025 às 18h55

Representantes da CTA e CES visitam o Biotic e são recebidos pela FAPDF e SECTI

COMPARTILHAR

Visita reforça a aproximação do Distrito Federal com a maior feira de tecnologia do mundo e abre oportunidades para startups e instituições locais no cenário global de inovação.

Ascom FAPDF

O secretário da SECTI Marco Antônio Costa Júnior, o vice-presidente de comércio internacional da CTA Ed Brzytwa, o presidente da FAPDF Leonardo Reisman, a diretora de inovação do Biotic Renata Nandes e o vice-presidente da CTA John Kelley em registro durante o jantar de recepção no BRB Lab. (Créditos: Ascom/ FAPDF)

 

Na noite desta terça-feira (26), o Biotic – Parque Tecnológico de Brasília – recebeu representantes da Consumer Technology Association (CTA) e da Consumer Electronics Show (CES), o maior evento de tecnologia do mundo. A visita fez parte de um jantar de recepção promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

 

FAPDF e SECTI destacam ecossistema de inovação do DF

 

O presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do ecossistema local de inovação:

 

“Aqui no DF temos um ecossistema sólido, que reúne startups, governo e academia. Acreditamos na tecnologia como uma grande aliada na resolução de problemas, e é muito positivo conhecer de perto iniciativas tão relevantes nesse sentido”, afirmou Reisman.


O secretário da SECTI e ex-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, deu as boas-vindas aos convidados e ressaltou o trabalho conjunto entre a secretaria e a Fundação no estímulo à ciência, tecnologia e inovação. Segundo ele, as ações têm como objetivo alavancar o setor de tecnologia do DF e ampliar sua inserção em redes globais de inovação.

 

Momento de conversa entre o secretário da SECTI Marco Antônio Costa Júnior, o presidente da FAPDF Leonardo Reisman, , o vice-presidente da CTA John Kelley e o vice-presidente internacional de comércio da CTA Ed  no BRBLab, no Biotic. (Créditos: Ascom/FAPDF)

 

CES quer ampliar presença brasileira no maior palco mundial de tecnologia

 

Na ocasião, o vice-presidente da CTA e diretor da CES, John Kelley, apresentou a feira internacional e reforçou o interesse da entidade em estreitar laços com o Brasil. Ele destacou que a CES tem como objetivo aumentar significativamente a participação de brasileiros no evento, por considerar que o país e seus empreendedores têm muito a contribuir para o ecossistema global de inovação.

 

Também participaram da visita a diretora sênior de programas internacionais da CTA, Janenne Remondino, e o vice-presidente de comércio internacional da CTA, Ed Brzytwa, que conheceram de perto algumas startups do Biotic e iniciativas desenvolvidas no Parque.

 

O palestrante de tecnologia Tony Ventura, o vice-presidente da CES John Kelley, o vice-presidente de comércio internacional da CTA Ed Brzytwa e a diretora sênior de programas internacionais da CTA Janenne Remondino durante a visita ao Biotic. (Créditos: Ascom/FAPDF)

 

O encontro contou ainda com a presença do palestrante de tecnologia Tony Ventura, responsável por aproximar os representantes da CES da FAPDF e viabilizar a agenda em Brasília, e outras figuras importantes do ecossistema de inovação e tecnologia de Brasília.

 

A agenda reforçou o interesse em aproximar o Distrito Federal de oportunidades estratégicas na CES, considerada a maior vitrine global de tecnologias emergentes e palco de tendências em áreas como cidades inteligentes, inteligência artificial, saúde digital e govtech.