Noticia aberto
FAPDF TALKS promove primeira edição com roda de conversa sobre apoio às vítimas
COMPARTILHAR
Evento reuniu autoridades e representantes do meio científico em um jantar de networking e diálogo no Sebrae Lab
Ascom FAPDF
O Presidente da FAPDF Leonardo Reisman e o Procurador-geral Clauro Bortolli durante a abertura do evento. (Crédito: Thiago Sousa)
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) realizou, na noite de 6 de agosto, a primeira edição do FAPDF TALKS, um novo espaço institucional de diálogo e articulação. O encontro aconteceu no Sebrae Lab e reuniu cerca de 50 pessoas para um jantar especial depois do primeiro dia do seminário “Vítimas: Compreender, Proteger e Reparar”, promovido pelo Ministério Público Militar (MPM).
A abertura do evento contou com as falas do presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, e do procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto Bortolli, destacando a importância de iniciativas que conectam ciência, inovação e políticas públicas. Em seguida, a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Renata Vianna, conduziu uma roda de conversa com Marcelo Weitzel, subprocurador-geral de Justiça Militar e secretário de Promoção aos Direitos das Vítimas, e Luís Felipe de Carvalho Silva, promotor de Justiça Militar.
Um espaço para diálogo leve e estratégico
Roda de conversa reuniu representantes do Ministério Público Militar e da FAPDF. (Crédito: Thiago Sousa)
Com um formato leve e informal, o FAPDF TALKS foi criado para fortalecer conexões estratégicas entre autoridades públicas, pesquisadores, professores e representantes de instituições parceiras. A proposta é discutir temas relevantes para o DF, sempre com foco em ciência, tecnologia, inovação e sociedade. Segundo Leonardo Reisman, a iniciativa marca uma nova fase de atuação da FAPDF:
“O FAPDF TALKS vai gerar esse momento de encontro para conversarmos sobre temas relevantes, como este sobre apoio às vítimas e reparação de danos. Estou muito feliz em receber hoje o público do MPM."
Novo olhar sobre a proteção às vítimas
A escolha do tema para esta primeira edição do FAPDF TALKS refletiu a proposta do evento: promover diálogos estratégicos sobre assuntos de impacto social, conectando ciência, tecnologia e políticas públicas. O procurador-geral Clauro Bortolli também destacou a importância do tema:
"Será que as atribuições atualmente exercidas pelos servidores do MPU serão necessárias daqui a 30 a 40 anos, que é a expectativa de carreira daqueles que ingressarem agora no quadro? Qual será o impacto social e previdenciário da eventual substituição dessa mão de obra pela inteligência artificial? É uma mudança de paradigma enorme e desafia a forma como vamos proteger as vítimas nesse novo cenário."
Durante a conversa, o subprocurador-geral Marcelo Weitzel reforçou o papel da tecnologia na formulação de políticas públicas mais eficazes:
“Podemos usar a ciência para ajudar as vítimas. Usar dados, informações, pesquisas. Usar registros fotográficos, câmeras de segurança, de forma útil. O MPM está aberto a esse tipo de diálogo e a FAPDF pode ser parceira nesse sentido."
Próximas edições à vista
Participantes do FAPDF TALKS durante jantar de networking no Sebrae Lab. (Créditos: Thiago Sousa)
A primeira edição do FAPDF TALKS consolida o espaço como um ambiente privilegiado para trocas significativas e aproximações institucionais. Nos próximos meses, novas edições com temas variados devem compor a programação, ampliando o diálogo com a comunidade científica e a sociedade civil.