Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/20 às 16h44 - Atualizado em 21/04/21 às 12h15

Serviços de Governança

  • A Unidade de Governança e Gestão (UGG) é subordinada à Presidência da FAPDF e foi criada pelo Decreto n. 41.339/2020 para o exercício das seguintes atribuições:
  • Planejar e coordenar ações relacionadas ao desenvolvimento e gestão da estratégia e governança corporativa e organização e inovação institucionais;
  • Articular-se com os órgãos centrais do Governo do Distrito Federal;
  • Supervisionar a elaboração, atualização, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual, do Planejamento Estratégico, e demais diretrizes, normas, políticas, programas e planos relativos à gestão da estratégia e governança corporativa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal;
  • Promover e coordenar ações para a melhoria do desempenho institucional, desburocratização e transformação digital;
  • Planejar e supervisionar a execução das atividades do Escritório de Projetos e a gestão do portfólio de programas, projetos, editais e ações estratégicas;
  • Promover apoio técnico e metodológico aos gestores de programas, projetos, editais ou processos;
  • Capacitar servidores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal em relação a temas de sua competência;
  • Contribuir com a execução da política de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal no âmbito de sua competência.

 

 

ESCRITÓRIO DE PROCESSOS

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO​: O Escritório de Processos pretende coordenar ações relacionadas à gestão de processos, com suporte de metodologia, ferramentas, treinamentos e informações visando ao cliente interno da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

 

COMO É FEITO O SERVIÇO: Esse serviço é uma ação composta por meios formais e informais e tem por objetivo o mapeamento e a melhoria de processos finalísticos junto à Presidência, identificação de gargalos de comunicação e logísticos, promoção da integração das áreas e suporte às decisões dos órgãos colegiados da Fundação. Essa coordenação é feita por meios internos, incluindo comunicação pelos meios não oficiais e sistemas internos com prazos especificados de acordo com cada demanda. Os instrumentos externos dessa frente podem ser consultados no site da Fundação.

 

FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: http://www.fap.df.gov.br/escritorio-de-processos/

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO: ugg@fap.df.gov.br

 

 

ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO​: O Acompanhamento Legislativo tem sido realizado por esta Unidade a pedido da Presidência com a finalidade de acompanhar proposições legislativas junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal e ao Congresso Nacional, além de subsidiar o Diretor-Presidente com o que for necessário para apresentação de informações solicitadas por parlamentares.

 

COMO É FEITO O SERVIÇO: Esse serviço conta com a comunicação da unidade com as diversas áreas para reunião de microdados da Fundação e a análise dos projetos como um todo no intuito de fornecer a melhor informação possível. Tais informações são agregadas via SEI e consolidadas em forma de relatórios e/ou minutas de ofícios e objetivam uniformizar a exteriorização de decisões e diretrizes de gestão de modo uniforme.

 

FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: demandas recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO: tereza.braga@fap.df.gov.br

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO​: O Planejamento Estratégico visa à elaboração, monitoramento e avaliação periódica do mapa estratégico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e conta com o mapeamento e a melhoria de processos finalísticos junto à Presidência, identificação de gargalos de comunicação e logísticos, promoção da integração das áreas, realização de diagnósticos interno e externo, acompanhamento do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal e participação de reuniões de órgãos colegiados quando solicitado pelos membros.

 

COMO É FEITO O SERVIÇO: Nesse escopo, esta Unidade tem a característica principal de analisar os projetos de forma agregada no intuito de identificar e implementar a missão, a visão e os valores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, bem como apontar ao Diretor-Presidente elementos de desburocratização e eventual necessidade de capacitação dos colaboradores da Fundação.

 

FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: O atual mapa estratégico está disponível no site da Fundação: http://www.fap.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/21-09-20-APRESENTA%C3%87%C3%83O-FAP-Planejamento-Estrat%C3%A9gico-fapdf-1.pdf

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Esse serviço possui como principal canal de comunicação o e-mail ugg@fap.df.gov.br e as demandas são recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

 

ATUALIZAÇÃO NORMATIVA

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO​: A Atualização Normativa promovida por esta Unidade tem por escopo revisar os atos normativos proferidos pela Fundação ao longo dos anos, além de sugerir a edição de novos atos para implementação de diretrizes, orientações, programas e determinações exarados pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal.

 

COMO É FEITO O SERVIÇO: A coordenação dessa frente de serviços pela Unidade de Governança e Gestão decorreu da celebração do Termo de Ajustamento de Gestão SEI-GDF n.º 1/2018 – CGDF/SUBCI/COGEA/COMOT/DARES (7686044) no Processo nº 00480-00000500/2018-13, em 13 de maio de 2018 e prorrogado em agosto de 2019 (27009894), celebrado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e a Controladoria-Geral do Distrito Federal. Nele, esta Fundação comprometeu-se formalmente a elaborar e atualizar normativos relacionados ao exercício da atividade fim dos servidores, incluindo atualização de regimento interno, edição de resoluções relacionadas a editais e sugestão de otimização de fluxos de trabalho e automatização de processos. Entre as principais ações que envolvem essa frente estão:

 FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: as demandas são recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO: o principal canal de comunicação o e-mail tereza.braga@fap.df.gov.br

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000