Serviços de Governança
- A Unidade de Governança e Gestão (UGG) é subordinada à Presidência da FAPDF e foi criada pelo Decreto n. 41.339/2020 para o exercício das seguintes atribuições:
- Planejar e coordenar ações relacionadas ao desenvolvimento e gestão da estratégia e governança corporativa e organização e inovação institucionais;
- Articular-se com os órgãos centrais do Governo do Distrito Federal;
- Supervisionar a elaboração, atualização, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual, do Planejamento Estratégico, e demais diretrizes, normas, políticas, programas e planos relativos à gestão da estratégia e governança corporativa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal;
- Promover e coordenar ações para a melhoria do desempenho institucional, desburocratização e transformação digital;
- Planejar e supervisionar a execução das atividades do Escritório de Projetos e a gestão do portfólio de programas, projetos, editais e ações estratégicas;
- Promover apoio técnico e metodológico aos gestores de programas, projetos, editais ou processos;
- Capacitar servidores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal em relação a temas de sua competência;
- Contribuir com a execução da política de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal no âmbito de sua competência.
ESCRITÓRIO DE PROCESSOS
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: O Escritório de Processos pretende coordenar ações relacionadas à gestão de processos, com suporte de metodologia, ferramentas, treinamentos e informações visando ao cliente interno da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.
COMO É FEITO O SERVIÇO: Esse serviço é uma ação composta por meios formais e informais e tem por objetivo o mapeamento e a melhoria de processos finalísticos junto à Presidência, identificação de gargalos de comunicação e logísticos, promoção da integração das áreas e suporte às decisões dos órgãos colegiados da Fundação. Essa coordenação é feita por meios internos, incluindo comunicação pelos meios não oficiais e sistemas internos com prazos especificados de acordo com cada demanda. Os instrumentos externos dessa frente podem ser consultados no site da Fundação.
FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: http://www.fap.df.gov.br/escritorio-de-processos/
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: ugg@fap.df.gov.br
ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: O Acompanhamento Legislativo tem sido realizado por esta Unidade a pedido da Presidência com a finalidade de acompanhar proposições legislativas junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal e ao Congresso Nacional, além de subsidiar o Diretor-Presidente com o que for necessário para apresentação de informações solicitadas por parlamentares.
COMO É FEITO O SERVIÇO: Esse serviço conta com a comunicação da unidade com as diversas áreas para reunião de microdados da Fundação e a análise dos projetos como um todo no intuito de fornecer a melhor informação possível. Tais informações são agregadas via SEI e consolidadas em forma de relatórios e/ou minutas de ofícios e objetivam uniformizar a exteriorização de decisões e diretrizes de gestão de modo uniforme.
FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: demandas recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: tereza.braga@fap.df.gov.br
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: O Planejamento Estratégico visa à elaboração, monitoramento e avaliação periódica do mapa estratégico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e conta com o mapeamento e a melhoria de processos finalísticos junto à Presidência, identificação de gargalos de comunicação e logísticos, promoção da integração das áreas, realização de diagnósticos interno e externo, acompanhamento do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal e participação de reuniões de órgãos colegiados quando solicitado pelos membros.
COMO É FEITO O SERVIÇO: Nesse escopo, esta Unidade tem a característica principal de analisar os projetos de forma agregada no intuito de identificar e implementar a missão, a visão e os valores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, bem como apontar ao Diretor-Presidente elementos de desburocratização e eventual necessidade de capacitação dos colaboradores da Fundação.
FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: O atual mapa estratégico está disponível no site da Fundação: http://www.fap.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/21-09-20-APRESENTA%C3%87%C3%83O-FAP-Planejamento-Estrat%C3%A9gico-fapdf-1.pdf
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Esse serviço possui como principal canal de comunicação o e-mail ugg@fap.df.gov.br e as demandas são recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
ATUALIZAÇÃO NORMATIVA
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: A Atualização Normativa promovida por esta Unidade tem por escopo revisar os atos normativos proferidos pela Fundação ao longo dos anos, além de sugerir a edição de novos atos para implementação de diretrizes, orientações, programas e determinações exarados pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal.
COMO É FEITO O SERVIÇO: A coordenação dessa frente de serviços pela Unidade de Governança e Gestão decorreu da celebração do Termo de Ajustamento de Gestão SEI-GDF n.º 1/2018 – CGDF/SUBCI/COGEA/COMOT/DARES (7686044) no Processo nº 00480-00000500/2018-13, em 13 de maio de 2018 e prorrogado em agosto de 2019 (27009894), celebrado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e a Controladoria-Geral do Distrito Federal. Nele, esta Fundação comprometeu-se formalmente a elaborar e atualizar normativos relacionados ao exercício da atividade fim dos servidores, incluindo atualização de regimento interno, edição de resoluções relacionadas a editais e sugestão de otimização de fluxos de trabalho e automatização de processos. Entre as principais ações que envolvem essa frente estão:
- Elaboração de novo regimento interno (55569213), com a alteração estrutural promovida pelo Decreto n. 41.339, de 15 de outubro de 2020;
- Restabelecimento das reuniões periódicas do Comitê Interno de Governança em fevereiro de 2021, cujas deliberações estavam pausadas desde 10 de agosto de 2020;
- Atualização do Subcomitê de Transformação Digital por meio da Instrução n. 8, de 15 de janeiro de 2021;
- Regulamentação do teletrabalho regular por meio da Portaria n. 30, de 18 de março de 2021;
- Regulamentação da marcação de abonos de ponto por meio da Portaria n. 21, de 1 de março de 2021;
- Regulamentação da marcação de férias por meio da Portaria n. 20, de 1 de março de 2021;
- Instituição do Programa de Incentivo à Pós-Graduação no âmbito da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal por meio da Portaria n. 18, de 26 de fevereiro de 2021;
- Atualização dos procedimentos para celebração de parcerias e contratação com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal por meio da Instrução Normativa n. 2, de 15 de dezembro de 2020;
- Lançamento de Chamamento Público de Servidores em 2021;
- Atualização do manual de prestação de contas;
- Fornecimento de subsídios para Contratação de solução de TI para automatização de processos.
FORMA E REQUISITOS DE ACESSO: as demandas são recebidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: o principal canal de comunicação o e-mail tereza.braga@fap.df.gov.br