Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/25 às 18h19 - Atualizado em 31/01/25 às 17h13

Marca de cosmético brasiliense une sustentabilidade e nanotecnologia

COMPARTILHAR

Cooil Cosmetics: projeto de pesquisadores da UnB com apoio da FAPDF

 

Cosméticos são feitos a partir de insumos naturais

 

Corredores ocupados e coloridos por jovens universitários, pesquisadores e um público ativamente interessado pela novidade que a Cooil Cosmetics oferece para o mercado. Assim foi o lançamento da coleção mais recente dessa marca brasiliense que recebe apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e continua sua trajetória aliando ciência, tecnologia, empreendedorismo e diversidade em sua fórmula.

 

O evento Cooil Conecta aconteceu na última sexta-feira (24) no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). É inclusive dessa instituição que saem os pesquisadores e pesquisadoras focados em nanotecnologia e sustentabilidade numa proposta feita para caber no bolso dos brasileiros que buscam produtos de cuidado para pele e cabelo feitos a partir de produtos naturais, sem uso de substâncias danosas para o meio ambiente e para o corpo humano.

 

A partir do potencial inovador da nanotecnologia um time de jovens pesquisadores sob a liderança do pós-doutor Victor Carlos Mello, utiliza sementes e materiais orgânicos que seriam descartados em escala industrial e os colocam como protagonistas em aromas, texturas e opção saudável e de altíssima qualidade para disputar um mercado tão acirrado quanto promissor como é o dos cosméticos.

 

“Acho que não poderia estar mais feliz, espero que as próximas edições tenham muito mais inovação e ciência de qualidade. O crescimento de uma sociedade é medida também pela quantidade de doutores em proporção, só que eles não estão apenas na academia, então é importante ter iniciativas como eventos, disciplinas, startups universitárias, para provar que cientistas podem trabalhar em outros setores como o setor produtivo”, pontua Victor.

 

Como assim, nanotecnologia?

 

Utilizada de forma disruptiva em setores como indústria, energia, medicina e alimentos, a nanotecnologia compreende, controla e utiliza materiais em escala muito pequenas, chamada de nanoescala. Na Cooil Cosmetics essa tecnologia é utilizada para que os produtos possuam maior durabilidade, absorção na pele e também agir no acabamento.

 

Com irreverência e informação o ‘Mesacast Cooil Convida’ pautou Diversidade, Inclusão e Inovação na Beleza: Cosmético para todos com a presença de profissionais da antropologia

 

 

Ao unir nanotecnologia com sustentabilidade e circularidade, a marca se estabelece como um importante ativo no ecossistema de inovação não somente do Distrito Federal. A Cooil Cosmetics também aponta direções em perspectivas nacionais e internacionais quanto à potência de seu negócio, já que o material orgânico coletado para composição dos produtos possui diálogo direto e pautado na ética na interação das comunidades tradicionais com as quais interage.

 

Um exemplo disso é a parceria com iniciativa que oferece insumos de seu óleo de andiroba 100% puro e artesanal para a Cooil Cosmetics. Trata-se de um empreendimento feminino liderado por mulheres da Flona do Tapajós, região Oeste do Pará. Ao relacionar a matéria-prima dos produtos com a população que representa o território onde eles são retirados, a marca compreende com profissionalismo científico quais os impactos de uma indústria que não traça esse caminho que inicia nas florestas e finaliza na pele dos consumidores finais. A marca criada na UnB busca se opor a esse ciclo.

 

O evento aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB


Orgulhosamente do DF

 

Destaque pela sua alta performance precoce na academia, o diretor executivo da marca, Victor com menos de trinta anos de idade já acumula os títulos de mestre, doutorado e pós-doutorado. O último realizado numa colaboração entre UnB e a instituição de pesquisa Inaturals, na França. Atualmente é professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia da Universidade de Brasília, a satisfação em entregar o evento é descrita em palavras e muita emoção.

 

A pesquisa esteve sob a supervisão da Prof. Dra. Sônia Báo, do Laboratório de Microscopia e Microanálise da UnB. Membro da Academia Brasileira de Ciências, ela também demonstrou sua satisfação com o evento que marca mais uma fase importante da startup universitária. “Um trabalho que envolve sustentabilidade e economia circular, utilizando materiais que antes iriam pro lixo. Me sinto realizada enquanto professora vendo essa entrega”, destacou Sônia.

 

A pesquisa e o evento em torno da marca foram fomentados pelos editais Bio Heath Learning 04/2022 e Chamada – FAPDF Movimenta 01/2024, respectivamente. O resultado das iniciativas vão ao encontro com a missão da FAPDF, já que todo o processo de estudos e aplicação culminou num evento que proporcionou diálogo entre sociedade, instituição de pesquisa e setor produtivo.

 

“É dessa forma que acreditamos na força das atividades de apoio e fomento realizadas na Fundação, observando exemplos como este. O projeto que segue inspirando novas gerações de inovadores da pesquisa e da ciência, tem entre os participantes cientistas já reconhecidos pelo Prêmio FAPDF nas últimas edições. É nessa ciência aplicada de maneira palpável e acessível que acreditamos que, oferecendo a baixo custo para população uma solução que auxilia na saúde e na autoestima das pessoas”, finaliza o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

Reportagem: Mariah Brandt
Edição: Douglas Silveira
Imagens: Eliza Mendes

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800