FAPDF foi a primeira colocada na categoria fundação. Certificação foi direcionada a entidades e órgãos da administração pública
Servidoras da FAPDF, Patrícia Oliveira e Danielle Soares recebem o Prêmio Ouro na categoria Fundação | Fotos: ASCOM/FAPDF | Capa: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O 1º Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho ocorreu, nesta quinta-feira (29), no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Durante a cerimônia, houve a entrega do selo QualiVida aos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do DF. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi a primeira colocada na categoria fundação.
O evento foi promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Fazenda (Sefaz). “O papel da Secretaria de Fazenda hoje está sendo além dos números, trabalhando com qualidade de vida”, afirmou o secretário da pasta, Itamar Feitosa.
O selo QualiVida avalia iniciativas de qualidade de vida no trabalho, de acordo com os seguintes eixos temáticos: saúde e bem-estar, profissional, estrutura, estima e pessoal. Segundo o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, o foco do prêmio é destacar o papel do órgão junto aos seus servidores e colaboradores.
“É cuidar de quem cuida. Além de ajudar na melhoria das condições de trabalho, identifica o que o servidor precisa”, reforçou a subsecretária de Valorização do Servidor da Sequali, Tânia Monteiro.
Categoria Fundação
Primeira colocada na categoria fundação, a pasta aderiu à proposta da Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), implementada desde 2022.
Entre as iniciativas desenvolvidas, destaque para a política de capacitação e desenvolvimento de servidores, buscando adequar as competências dos servidores aos objetivos institucionais da fundação. Nesse contexto, há o programa de incentivo à pós-graduação para os servidores, o fomento de curso de mestrado e curso de inglês, além da capacitação dos servidores para o desempenho de funções gerenciais e de liderança, entre outros.
“A pontuação final reflete os desafios e as estruturas de cada um desses segmentos. Apesar de todas as dificuldades que a FAPDF tem, como o quadro reduzido de servidores, estamos sempre focados na melhoria da qualidade de vida para obter um trabalho qualificado”, destacou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.
“Estar no primeiro lugar do pódio de medalhas e receber a premiação ouro, entre tantas instituições de peso, é uma honra e um privilégio para mim e para todos os servidores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal”, completou Marco Antônio.
Estrutura
É importante ressaltar que a FAPDF prioriza o bem-estar dos servidores e colaboradores. Nesse sentido, busca ampliar as ações, projetos e programas visando alcançar, com êxito, os objetivos. É o caso, por exemplo, das campanhas de esclarecimentos e orientação sobre relações interpessoais praticadas nesta instituição.
Dentro dessa premissa, foi pensada também uma estrutura satisfatória no ambiente do trabalho. Os servidores contam, por exemplo, com um espaço destinado à refeição, dotado de equipamentos para aquecimento das refeições, entre outras melhorias, em uma instalação ampla, iluminada e arejada.
Nas categorias Secretaria e Autarquia, foram vencedoras as seguintes pastas: Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Serviço de Limpeza Urbana, respectivamente.
Valorização
O Selo QualiVida foi instituído pelo Decreto nº 42.375/2021, o qual atesta que o órgão ou entidade da administração pública do Distrito Federal adota boas práticas de governança em relação à qualidade de vida no trabalho e à valorização do servidor.
*Com informações da Agência Brasília.
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800