Dia Internacional do Acesso à Informação – A data nasceu em 2002, para sensibilizar governos e instituições sobre a necessidade de garantir a transparência ativa e o livre acesso a informações públicas, essenciais para que cidadãos possam fiscalizar e participar ativamente das tomadas de decisões. Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente o 28 de setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, reforçando o papel da data na promoção de sociedades mais abertas e informadas. Ciente disso, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) celebra seu compromisso com o acesso à informação pública e anuncia que tem alcançado 100% de transparência ativa em seu site www.fap.df.gov.br, tornando acessíveis todos os dados e informações de interesse público. A avaliação do site é feita em quatro períodos distintos no ano, pela Controladoria-Geral do Distrito Federal.
A transparência ativa é um dos pilares da gestão pública moderna, garantindo que qualquer cidadão tenha acesso rápido e facilitado a informações essenciais. Essa prática está prevista na Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011, e é um pilar importante para garantir ações governamentais transparentes.
“ A obediência à Lei de Acesso à Informação (LAI) é importante, pois garante o direito de todos a obterem informações públicas, promovendo uma sociedade mais informada e participativa. A Fundação acredita que a transparência é fundamental para promover a confiança da sociedade e fortalecer a ciência e a inovação no DF”, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.
Ao publicar esses dados, de forma clara e acessível, a Fundação não apenas cumpre as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas também reforça seu compromisso com a ética, a responsabilidade pública, o controle social e o fomento à pesquisa.
Texto: Daniela Uejo
Edição: Douglas Silveira
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800