Na noite do último dia 28, o Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, foi palco de uma homenagem ao físico e professor César Lattes, um dos maiores nomes da ciência brasileira. O evento, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), celebrou o centenário de nascimento desse ilustre cientista, destacando sua inestimável contribuição para a física e para a pesquisa no Brasil.
O ex-deputado federal Milton Coelho abriu o evento, destacando o impacto global das descobertas de Lattes, que revolucionaram a física moderna e colocaram o Brasil em evidência no cenário científico internacional. Milton falou também do legado do físico e da importância de manter viva sua memória e dedicação à ciência. “Um Herói da nossa Pátria!”, disse.
A noite contou com a presença de autoridades, pesquisadores e familiares de César Lattes, entre eles, suas filhas Maria Tereza e Maria Lúcia Lattes, que falou em nome de toda a família. Lattes deixou quatro filhas, todas com nomes iniciais de Maria. “Nosso pai estará junto a outros brasileiros ilustres, cada um com sua forma significativa de contribuir para o Brasil, dentre eles Drumond, Chico Mendes e Tiradentes. Essa importante diferença coincide com essa homenagem do centenário e foi uma grata surpresa à nossa família, pois nos permitiu refletir sobre a importância do nosso pai, tanto no campo da ciência, como no âmbito familiar”, disse Maria Tereza.
Em seu discurso, Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FAPDF, reconheceu a familiaridade com o físico: “Fico pensando no sobrenome do professor César. Eu sou um economista, formado pela UnB e me dou conta que temos muita intimidade ao falar da Plataforma Lattes, do CNPq, que dá voz a nós pesquisadores por termos um currículo ali apresentado. Então, ao ouvir este nome, posso dizer que estava vindo homenagear uma pessoa importante e também alguém, que de certa forma, eu tenho muita intimidade”, ressaltou o presidente. Lattes foi cocriador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.
“Um dos grandes incentivos à carreira científica nas universidades são os modelos que fazem referência para que os jovens possam trilhar a carreira científica. Não tenho dúvidas de que César Lattes é um modelo de referência e merece ser explorado como tal, no governo e na sociedade civil organizada. Esse evento está dentro do nosso trabalho diário de popularização da ciência”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), Leonardo Reisman.
Entre os presentes, estavam também representantes da Academia Brasileira de Ciências, instituição em que Lattes foi membro. Ao final da cerimônia, placas comemorativas foram entregues às duas filhas de Lattes e a outros familiares presentes no evento. O dispositivo de abertura foi composto pelo secretário da SECTI-DF, Leonardo Reisman; o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior; e o ex-deputado federal Milton Coelho, autor da iniciativa que levou o nome de Lattes ao Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Em maio de 2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.839 que oficializou essa inclusão, um marco importante para o reconhecimento do papel fundamental do Lattes na ciência.
Texto: Douglas Silveira
Edição: Daniela Uejo
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800