Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/24 às 14h07 - Atualizado em 18/12/24 às 12h23

FAPDF celebra 60 anos da FAPERGS no 66º Fórum Nacional CONFAP em Porto Alegre

COMPARTILHAR

 

Presidentes das FAPs são recebidos no Palácio Piratini pelo governador do RS, Eduardo Leite

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) marcou presença no 66º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizado em Porto Alegre/RS, entre os dias 4 e 6 de dezembro.

 

Da esquerda para a direita: Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; premiados e o presidente do CONFAP e da FAPERGS, Odir Dellagostin

O evento, que contou com a participação dos presidentes das FAPs, autoridades e pesquisadores de todo o Brasil, foi organizado pelo Conselho, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que comemorou seus 60 anos de atuação, consolidando-se como uma das principais instituições de fomento à ciência, tecnologia e inovação no estado gaúcho. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a PUCRS abriram suas portas para receber o encontro. 

 

Autoridades presentes no 66° CONFAP/RS


Representando o Distrito Federal, o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, participou da programação, reforçando a relevância das parcerias entre as fundações estaduais e o impacto de suas ações na construção de um futuro mais inovador e sustentável para o país. “Os 60 anos da FAPERGS são um marco para todos nós que pensamos no poder transformador da ciência. Participar de um momento tão significativo como este, reforça o compromisso das fundações em colaborar para o avanço da ciência e da tecnologia no país”, declarou Marco Antônio durante a solenidade.

 

O ponto alto da última edição do Fórum Nacional CONFAP deste ano, foi o convite feito pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aos presidentes das FAPs dos Estados, para participar de uma celebração no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (5). Durante o encontro, Leite anunciou o investimento recorde de 360 milhões de reais para ciência, tecnologia e inovação do estado em 2025. O valor, apresentado como o maior já destinado à área no Rio Grande do Sul, representa um incremento de cinco vezes em relação à média anual da última década.

 

Participantes do 66° CONFAP/RS

 

“O anúncio reafirma que o nosso governo não apenas respeita a ciência, mas investe e aposta nela como caminho para o desenvolvimento. É fundamental investir em ciência, tecnologia e inovação no mundo atual, e o Rio Grande do Sul não pode ficar para trás”, disse Leite.

 

“Acreditamos nesse caminho e estamos muito felizes em podermos dar esse passo, que é ousado pela sua dimensão, mas fundamental para o futuro do Estado”, completou o governador durante o anúncio.

 

Na foto: presidente do CONFAP e da FAPERGS, Odir Dellagostin

 

A comemoração dos 60 anos da FAPERGS incluiu também a entrega da edição especial do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2024. A cerimônia contou com cientistas e profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, promovendo a integração entre academia, governo e setor produtivo.

 

Na foto: Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

 

O troféu simbólico foi entregue na presença de autoridades como a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o próprio governador Eduardo Leite e o presidente do CONFAP e da FAPERGS, Odir Dellagostin.

 

O prêmio destacou iniciativas que incentivam a cultura da inovação nas cadeias produtivas, contribuindo para avanços tecnológicos e melhorias que impactam diretamente a sociedade. “Essa premiação é um reconhecimento ao trabalho incansável de quem, dia após dia, se dedica a transformar ideias em soluções para os desafios do nosso tempo”, ressaltou Dellagostin.

 

 

Além de comemorar o aniversário da FAPERGS, o evento marcou o encerramento do mandato de três anos de Odir Dellagostin como presidente do CONFAP. Em seu discurso de despedida, ele destacou os avanços conquistados durante sua gestão, incluindo programas voltados para iniciação científica para jovens, que inspiraram novas gerações de pesquisadores. Odir ressaltou que o papel do Conselho é garantir que a ciência seja uma prioridade estratégica em todas as regiões do Brasil e que o trabalho liderado por este movimento contribuiu para a consolidação das fundações como agentes de transformação no país.

 

Na foto: presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Jr.

 

 

 

 

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Jr., também aproveitou a oportunidade para dialogar com representantes de outros estados e fortalecer parcerias que possam alavancar projetos estratégicos para o Distrito Federal. “Este evento demonstra que, unidos, somos capazes de construir políticas públicas mais robustas e de longo prazo para ciência e tecnologia no Brasil. O 66º Fórum Nacional CONFAP também foi marcado pelo encontro dos coordenadores de Comunicação das FAPs. Na ocasião, o chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da FAPDF, Douglas Silveira, ministrou a palestra “Como transformar uma pesquisa científica em produtos de interesse do público e da mídia”. Ainda nesta reunião, representantes da Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), também apresentaram cases de sucesso do trabalho de popularização da ciência por meio das redes sociais nos referidos estados. O último dia de programação (6) foi marcado por uma visita ao Instituto Caldeira, um hub de inovação gaúcho com mais de 22 mil metros quadrados, que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação.

 

O 66º Fórum Nacional CONFAP não foi apenas um momento de celebração, mas também de renovação do compromisso das fundações estaduais de amparo à pesquisa em todo o Brasil. Com o registro de investimentos no Rio Grande do Sul e o fortalecimento das parcerias nacionais, o evento reforçou a importância de um sistema integrado que impulsione a pesquisa, promova a inovação e contribua para o desenvolvimento socioeconômico do país. O próximo encontro dos presidentes das FAPs no início do ano que vem está marcado para o Amapá, e será correalizado pela FAPEAP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá.

 

 

Texto: Daniela Uejo/ASCOM-FAPDF
Edição: Douglas Silveira/ASCOM-FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800