Em visita coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e BIOTIC, doze alunos da Escola de Políticas Públicas e Gestão da FGV foram recebidos no Sebraelab do Parque Tecnológico de Brasília nesta segunda-feira (13). A visitação promoveu troca de conhecimento e aproximação entre futuros pesquisadores e estudantes com a FAPDF.
A tarde contou com uma palestras em que o Presidente Marco Antônio Costa Júnior explicou como funciona o ciclo da ciência que a FAPDF promove por meio de seus editais e ressaltou a importância do fomento e da disseminação do conhecimento científico por parte do órgão.
“A nossa Fundação atua de acordo com o ciclo da ciência, e possui editais para cada uma das suas etapas. Começamos com a missão de instigar o desejo de se fazer ciência e seguimos com o fomento de pesquisas de nível médio, através de programas como o PIBIC Júnior e PIBITI Júnior; temos, também, o fomento de pesquisas de nível superior, com PIBIC, PIBITI, Demanda Espontânea e PDPG. O ciclo continua com o apoio à apresentação de projetos nacional e internacionalmente, com as inciativas FAP Participa DF e o FAPDF Movimenta. Todos esses incentivos e fomentos culminam na última fase do ciclo que é o aumento da divulgação científica com o Prêmio FAPDF e o FAPDF Publica.”
Além da Fundação de Apoio à Pesquisa, o diálogo reuniu o Presidente da BIOTIC, empresa responsável pela construção do Parque Tecnológico de Brasília, Gustavo Dias Henrique, para explicar sobre o projeto, que segundo ele é uma das etapas para transformar Brasília na primeira cidade inteligente de referência. De acordo com Gustavo:
“Hoje nos encontramos na quarta posição no ranking de cidades inteligentes, para evoluirmos é preciso ter um espaço de vanguarda como o Parque Tecnológico para atrair talentos de diversas áreas. Esses talentos só virão por meio de fomentos como os da FAPDF e ações inovadoras na educação, como essa iniciativa da FGV de vir aqui e mostrar o conhecimento na prática.”
A organização da visita por parte da FGV se deu pela Secretária Executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Profa. Meire Mota. Para ela a importância de levar os alunos a campo para conhecer a aplicação da gestão pública em diferentes esferas é justamente promover o conhecimento das inciativas existentes e das novidades nos ramos da tecnologia e inovação, pois esses setores entram em consonância com os novos modelos de gestão pública que temos hoje.
Texto: Letícia Coury
Fotos e Edição: Júlia Garcia
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800