Uma visita, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Parque Tecnológico de Brasília, trouxe à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal autoridades de alto nível do ramo da ciência, tecnologia e inovação de três países do continente africano e da União Africana.
A delegação, que faz parte da parceria para o Desenvolvimento Global, realizada entre Brasil, Reino Unido e África, é composta por representantes da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) e por autoridades de institutos nacionais de estatística e de Ministérios de Ciência, Tecnologia e inovação de Cabo Verde, África do Sul e Moçambique.
“A delegação africana em visita a Brasília representa importante oportunidade de ampliação das linhas de cooperação internacional, de intercâmbio técnico e de fomento a novas parcerias no setor público e acadêmico. A ABC espera ampliar o fluxo de cooperação com o continente africano em áreas que envolvem novas tecnologias e soluções inovadoras para o benefício mútuo de nossas sociedades e o bem-estar de nossas populações”, expressou Yuri de Souza, Coordenador-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias da ABC do Ministério das Relações Exteriores.
O grupo foi recebido pelo Superintendente Substituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Felipe Santos e pelas coordenadoras Vanessa Fernandes e Ana Paula Aragão, e pode se aprofundar um pouco mais sobre qual o papel da Fundação, qual a conexão da Instituição com o Governo do Distrito Federal, quando do orçamento público é destinado ao seu funcionamento e como a FAPDF se estrutura internamente.
“A FAPDF tem um papel importante no Distrito Federal para o desenvolvimento de ciência e tecnologia e é muito gratificante ter momentos como esse onde podemos apresentar nosso trabalho e conhecer modelos desenvolvidos em outros países dentro da área de CT&I”, explica Felipe Santos.
Ao final representantes da Delegação fizeram um tour exploratório pelas dependências do prédio da Biotic, conheceram o projeto do parque tecnológico e receberam exemplares da primeira edição do periódico anual Diálogo Científico FAPDF.
Parceria Brasil – Reino Unido – África para o Desenvolvimento Global
A fase I do projeto-piloto, na área de dados demográficos, realizado em parceria pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) e a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) foi realizado entre os meses de março e dezembro de 2022, com o objetivo de fortalecer a capacidade dos Estados Membros da União Africana (UA), inicialmente em benefício de Moçambique e Cabo Verde, na identificação de suas prioridades e direcionamento dos recursos financeiros como forma de contribuir para o dividendo demográfico.
Por meio do uso integrado de dados demográficos e dados em saúde, buscou-se reforçar capacidades de Moçambique na integração em tempo real entre os sistemas nacionais de planejamento, vigilância demográfica, dados em saúde, registro civil em coleta e uso dos dados demográficos aplicados à formulação de políticas baseadas em evidências no país.
Além disso foram desenvolvidas plataformas de diálogo de políticas regionais na geração de um ambiente político favorável à implementação de estratégias locais em dados demográficos baseado em evidências.
*Com informações da Agência Brasileira de Cooperação
Redação e Fotografia: Letícia Coury
Edição: Julia Garcia
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800