Aluno do Programa Inova Tech DF, Samuel Augusto Marins Bastos (21 anos), e Thaylon Roberto Muniz da Silva (19 anos), foram premiados com a Medalha de Excelência na categoria de Segurança Cibernética durante a WorldSkills Lyon 2024, realizada no Groupama Stadium, na França. O Inova Tech é uma iniciativa voltada para a qualificação profissional gratuita no Distrito Federal, nas áreas de tecnologia e inovação, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) e com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
A competição é um dos maiores eventos de educação profissional que reúne jovens de diversos países, na disputa de habilidades técnicas em várias áreas, como tecnologia, indústria, construção e serviços. O encontro acontece a cada dois anos em diferentes locais do mundo e é organizado pela WorldSkills International, uma organização dedicada à promoção da educação técnica e vocacional. A edição deste ano foi realizada na cidade francesa de Lyon, com a participação de cerca de 1.400 competidores de 69 países.
Durante a competição, os estudantes tiveram que enfrentar três desafios principais: segurança de infraestrutura corporativa, investigação forense e o Capture the Flag (CTF), uma prova que exige a identificação de vulnerabilidades em sistemas. A dupla representou o Brasil competindo com estudantes de 20 países. A medalha de ouro foi para a Suíça, a prata para o Irã, e o bronze para Taipé Chinesa. Além disso, outras sete duplas, incluindo a do DF, receberam a Medalha de Excelência, concedida a quem atingiu mais de 700 pontos, indicando um alto nível de competência técnica.
O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, celebrou o feito: “É com imenso orgulho que vemos Samuel e Thaylon se destacarem em uma competição internacional. Essa conquista mostra o valor da educação de qualidade e da inovação tecnológica no DF. Esses jovens são prova de que a educação pode transformar vidas e abrir portas para oportunidades incríveis.”, disse o presidente.
Samuel, que começou seus estudos no curso Técnico em Eletrotécnica em 2020, por meio do DF Inova Tech, expressou sua gratidão pelo apoio que recebeu. “A educação é o caminho para mudar realidades. Quanto mais oportunidades tivermos, mais cresceremos”, disse ele. Thaylon destacou a importância do trabalho em equipe e do treinamento para o sucesso. “O esforço conjunto foi essencial, especialmente porque competimos com países que são referências mundiais na área.”
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, ressaltou a importância da parceria entre Secti-DF, FAPDF e Senai-DF para a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “Esses alunos são exemplos de inspiração para todos que desejam seguir na área de tecnologia”, afirmou.
Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra e do Senai-DF, também comemorou o resultado: “Essa medalha é um reflexo da qualidade do ensino e das estruturas que oferecemos gratuitamente à população.”
O Brasil encerrou a participação na WorldSkills Lyon 2024 com uma medalha de ouro, quatro de prata, três de bronze e 27 medalhas de excelência, conquistando o segundo lugar no ranking geral de pontos, atrás da China.
Com informações da Agência Brasília
Fotos: Nilson Carvalho/Sistema Fibra
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800