Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/25 às 15h22 - Atualizado em 1/04/25 às 15h43

Acordo internacional avança: presidente da FAPDF e autoridades do GDF discutem cooperação científica

COMPARTILHAR

Encontro na UnDF define primeiros passos para implementar a cooperação acadêmica e científica entre DF e Lisboa

No encontro, o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, e o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, foram recebidos pela reitora da UnDF, Simone Benck. Estiveram presentes também o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal, Antonio Carlos Parente; o presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, professor Ricardo Ramos Pinto; o professor Joaquim Croca Caeiro; o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino Barros Neto; a pró-reitora de Graduação da UnDF, Alessandra Edver; a coordenadora do Centro Interdisciplinar de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Enam Pires; e a secretária-executiva da UnDF, Suzana Rodrigues.

 

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), campus Norte, sediou, na manhã desta terça-feira (1º), a primeira reunião de trabalho após a assinatura do acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), por meio do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), unidade que faz parte da universidade lusitana. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi convidada a integrar o grupo devido à sua expertise na formulação de editais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), além de sua forte relação com pesquisadores e comunidade acadêmica do DF.

 

No encontro, o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, e o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, foram recebidos pela reitora da UnDF, Simone Benck. Estiveram presentes também o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal, Antonio Carlos Parente; o presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, professor Ricardo Ramos Pinto; o professor Joaquim Croca Caeiro; o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino Barros Neto; a Pró-Reitora de Graduação da UnDF, Alessandra Edver; a Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Engenharia, Tecnologia e  Inovação, Enam Pires; e a Secretária-Executiva da UnDF, Suzana Rodrigues.

 

Reitora da UnDF, Simone Benck, apresenta as instalações da UnDF, campus Norte

 

Durante a reunião, foram discutidas as primeiras diretrizes para operacionalização do acordo firmado ontem (31) no Palácio do Buriti, que tem como foco principal o fortalecimento da formulação e da avaliação de políticas públicas no DF. A parceria prevê intercâmbio de conhecimento e experiências entre pesquisadores do DF e de Portugal, capacitação técnica de servidores, desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas, e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Para Marco Antônio Costa Júnior, a participação da FAPDF no acordo é um passo estratégico para ampliar a conexão entre acadêmicos e gestores públicos. “A FAPDF tem uma relação direta com os pesquisadores e com o ecossistema de CTI do Distrito Federal. Nosso papel será fundamental para fomentar projetos que contribuam para a melhoria das políticas públicas por meio da ciência e da inovação”, destacou o presidente da Fundação.

 

A reitora da UnDF, Simone Benck, lembrou  que a Universidade abriu as portas em julho de 2023, e entrega agora, no meio do ano de 2025 na mesma gestão do governador Ibaneis Rocha, as formaturas das duas primeiras turmas de Gestão Ambiental e de Gestão Pública.  “A Universidade atua, enquanto instituição, para a sua inserção em redes de colaboração internacionais. ” Esse acordo amplia nossas possibilidades de intercâmbio e aprimoramento acadêmico e potencializa que a Universidade se consolide cientificamente”, afirmou.

 

O professor Ricardo Ramos Pinto, presidente do ISCSP, reforçou que a parceria será mutuamente benéfica e proporcionará avanços significativos na elaboração e na avaliação de políticas públicas. “Juntar experiências e boas práticas é essencial para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

 

A reunião marcou o início das atividades do grupo de trabalho que será responsável por implementar as diretrizes do acordo ao longo dos próximos anos. Com prazo inicial de cinco anos e possibilidade de renovação, a parceria não gerará custos diretos ao GDF e promete contribuir para a qualificação de servidores, aprimoramento de pesquisas e desenvolvimento de novas políticas públicas embasadas em dados e metodologias científicas.

 

O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, demais autoridades do GDF e representates da Universidade de Lisboa, foram recebidos pela reitora da UnDF, Simone Benck.

 

Sobre a UnDF

 

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Educação do DF, criada pela Lei Complementar nº 987/2021. Com autonomia pedagógica, científica, administrativa e financeira, a UnDF oferece ensino superior gratuito e desenvolve pesquisas e projetos de extensão, priorizando a inclusão regional e a qualificação profissional.

 

Campus Norte da UnDF, no Lago Norte, Brasília

 

Atualmente, a UnDF possui unidades no Lago Norte (Campus Norte), Asa Norte (Escola Superior de Gestão – ESG), Samambaia e Asa Norte (Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS) e Riacho Fundo II (Escola Superior da Polícia Civil – ESPC), em parceria com instituições governamentais distritais. Entre os cursos oferecidos estão Pedagogia, Matemática, Letras, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Gestão Pública, Medicina e Enfermagem.

 

A instituição também investe na expansão de suas instalações e na assistência estudantil, oferecendo auxílios para permanência, transporte, saúde mental e creche. O próximo processo seletivo estudantil será lançado em abril de 2025, com novas vagas.  Além disso, a UnDF lançou seu primeiro curso de especialização em Práticas Interdisciplinares e Metodologias Ativas na Educação Básica, consolidando-se como um polo de inovação no ensino superior do Distrito Federal.

 

Reportagem: Douglas Silveira

Fotos: Ascom FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800