7/06/24 às 18h31 - Atualizado em 7/06/24 às 18h54

Propostas tecnológicas inovadoras para municípios da Região Metropolitana são premiadas no DF

Na tarde desta sexta-feira (7), o auditório do Correio Braziliense, em Brasília, foi palco da cerimônia de premiação do “Concurso Cultural – Galeria dos Municípios” e das propostas tecnológicas vencedoras da primeira fase do Programa de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas dos Municípios do Entorno – Exporide.

O evento reuniu autoridades do governo, da academia e da sociedade civil para premiar quatro equipes que apresentaram propostas tecnológicas, a partir de hackathons realizados nos doze municípios participantes. As iniciativas tiveram como foco a resolução de problemas específicos de suas regiões, demonstrando a capacidade de inovação e a importância da transformação digital para o desenvolvimento local. As equipes premiadas se destacaram pela criatividade e viabilidade de suas ideias na melhoria das condições de vida nas comunidades atendidas.

Além das propostas, quatro vencedores do Concurso Cultural foram reconhecidos por apresentarem o legado da Exporide em seus municípios e foram contemplados com um cheque de quatro mil reais cada. Os doze municípios participantes da primeira fase do programa foram Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio Descoberto e Valparaíso.

O objetivo da primeira fase da Exporide foi levantar diagnósticos para problemas locais e apresentar soluções por meio de modelagem de projetos (hackathons) e treinamento de agentes mobilizadores.

“Essas ações foram fundamentais para mapear os desafios locais e desenvolver estratégias eficazes para enfrentá-los, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia e da inovação”, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), e com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), que destinou quase 2 milhões de reais ao programa, por meio do Edital Desafio DF 2023.

Participaram da cerimônia nesta tarde o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o presidente da Diretoria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico –Codese-DF, Leonardo Oliveira de Ávila; o  secretário-executivo da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do DF, Alexandre Augusto Villain; o presidente do conselho deliberativo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese), Paulo Muniz e o Prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros.

Propostas tecnológicos agraciadas:

1º lugar: Artes Cocal, do município de Cocalzinho de Goiás (GO);

2º lugar*: Plantando Ideias, Alimentando Vidas, do município de  Padre Bernardo (GO);

2º lugar*: Restaurante Comunitário, de Planaltina (GO);

2º lugar*: Reciclagem do Futuro, de Valparaíso de Goiás (GO).

* três propostas empataram na segunda posição e dividiram o prêmio de segundo e terceiro lugares.

Agraciados no Concurso Cultural – Galeria dos Municípios – O legado da Exporide:

1º lugar: Rodrigo Bento Rodrigues, de Cocalzinho de Goiás (GO);

2º lugar: Daiana Monteiro Cavalcante, de Padre Bernardo (GO);

3º lugar: Grazielly Katlen Araújo de Miranda, de Formosa (GO);

4º lugar: Tânia Alves Coelho, de Santo Antônio do Descoberto (GO).

Texto: Daniela Uejo |Edição: Douglas Silveira

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal