Governo do Distrito Federal
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20/10/21 às 16h18 - Atualizado em 12/03/24 às 14h41

Escolas Inovadoras no DF

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OSCs selecionadas pela FAPDF para desenvolver projetos em escolas públicas realizam primeira reunião de trabalho

 

Foto: Ascom/FAPDF

 

Na tarde da última segunda-feira (18/10), equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAPDF) recebeu representantes das quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas no Programa Escolas Inovadoras (Edital 04/2019) para a primeira reunião de trabalho do projeto.

 

Representantes da Brasil Startups, União Planetária, Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Agência de Transformação Social (IECAP) apresentaram seus projetos de educação inovadora, que serão desenvolvidos e implementados em conjunto com a Secretaria de Educação (SEE-DF).

 

A abertura do evento, realizado no Sebrae Lab, contou com a participação da superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Renata de Castro Vianna, do coordenador de Tecnologia e Inovação da FAPDF, Gilmar Marques, e da representante da Subsecretaria de Educação Básica da SEE-DF, Janaina Vieira.

 

“Hoje me parece um ponta pé inicial das atividades do programa. A FAPDF está aberta para atender, tirar todas as dúvidas e fazer com que esse processo tenha o melhor desempenho possível. Os editais três e quatro de 2019 possuem têm uma característica especial, pois marcam esse novo modelo de atuação da Fundação em parceria com OSCs, uma metodologia que tem contribuído significativamente para o aumento da nossa capacidade de execução e realização”, destacou Renata Vianna.

 

A superintende explica que a “ideia é de fato andar de mãos dadas com a Secretária de Educação, fazer com que novas expectativas possam surgir na educação do Distrito Federal. O que estamos fazendo aqui hoje é em prol da nossa cidade e qualificando o investimento do orçamento do GDF para que seja devolvido ao Distrito Federal em melhorias, especificamente nesse edital para uma área tão carente como é a educação”.

 

O desenvolvimento do projeto Escolas Inovadoras em parceria com a SEE-DF teve início em 2019, mas a pandemia impactou o andamento do processo que foi ativamente retomado este ano. “Nós tivemos alguns impactos consideráveis, especialmente quando se fala em projetos baseados em tecnologia. Então discutimos algumas questões, realinhamos o projeto e proporcionamos o contato das OSCs selecionadas com as escolas indicadas para os projetos para que fosse possível o diagnóstico da realidade da escola”, assinalou Janaina Vieira.

 

O Programa e os projetos selecionados

 

O Escolas Inovadoras nasceu em 2019 com o lançamento do Edital 04/2019, que abriu chamamento público voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O intuito foi selecionar OSCs para a execução de projetos de educação inovadores a serem realizados em conjunto com a SEE-DF. O Edital (disponível em https://www.fap.df.gov.br/editais-2019-2/), conta com orçamento global de R$ 15 milhões para o projeto de Escolas Inovadoras.

 

O projeto da Agência de Transformação Social (IECAP) visa o engajamento escolar, na interação com os alunos e pais ou responsáveis legais, comunidade local, membros da equipe gestora, corpo docente, servidores e colaboradores atuantes em serviços administrativos e auxiliares de serviços gerais. Propõe atuação nas fases finais do ensino fundamental, pois a equipe afirma que é nessa fase que surgem as dificuldades de cumprimento das metas de aprendizagem dos Planos Nacional e Distrital de Educação. A equipe sugeriu vai trabalhar junto ao Centro de Ensino Fundamental 5 de Taguatinga (CEF 5), onde pretendem superar as metas de aprendizagem elencadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), diminuir os índices de evasão, desenvolver todas as competências e habilidades, implementar um protótipo inovador capaz de incrementar a aprendizagens acadêmicas e socioemocionais, gerando transformações individuais e coletivas. O investimento da FAPDF no projeto será de R$ 3.496.040,00.

 

A União Planetária apresentou projeto que visa levar educação ambiental, conscientização da sustentabilidade, valorização da diversidade e da cidadania para estudantes e professores. A proposta, denominada Projeto Educacional Supren, vai implementar, no Centro de Ensino Fundamental 01 do Planalto, um sistema permacultural baseado nos princípios da Ecologia Profunda e da Educação Gaia, tendo em vista a otimização da captação e o uso da água, promover eficiência energética, reciclar e reaproveitar os resíduos, produzir e consumir alimentos orgânicos. Assim, os estudantes, professores, gestores, pais e membros da comunidade do bairro poderão compreender os princípios de um organismo saudável, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. O investimento da FAPDF no projeto será de R$ 2.030.867,83.

 

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou levantamento de dados do IDEB e constatou que o Distrito Federal obteve uma nota baixa na meta de aprendizagem esperada em 2017. Partindo desse diagnóstico, a OSC trabalhará no Centro de Ensino Fundamental 11 (CEF 11) de Taguatinga Norte, onde identificou queda de desempenho dos alunos, de acordo com o índice, que mede notas de 0 a 10: em 2015 a nota da escola foi de 3,9 e em 2017 não passou de 3,6, ou seja, abaixo do índice distrital que é de 4,9. O Projeto Alpha, como é denominado pela UCB, propõe uma metodologia de cocriação de escola inovadora, com gestão participativa, para melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, gerando senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos gestores, docentes, funcionários, estudantes e suas famílias. O investimento da FAPDF no projeto será de R$ 3.546.300,00.

 

A Brasil Startups, antiga Associação de Startups e Empreendedores Digitais (ASTEPS), apresentou o chamado Projeto Retina. O propósito é utilizar tecnologias audiovisuais e metodologias inovadoras, como jogos, hackatons e demodays, para implementar a educação empreendedora em escolas de Ensino Médio. A iniciativa piloto vai acontecer na Escola Técnica de Ceilândia e a ideia é cocriar uma escola que ofereça cursos e eventos conectados a demandas educacionais do século 21, como sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. O Retina tem o intuito de desenvolver a integração entre a comunidade escolar e o ecossistema de tecnologia e inovação para instigar encontros, inovações e soluções educacionais, além de fomentar conhecimentos, insights e questionamentos importantes para o cotidiano da educação. O investimento da FAPDF no projeto será de R$ 3.205.900,00.

 

Texto: Mikaella Paiva

Edição: Thainá Salviato

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