Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/22 às 15h33 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

FAPDF auxilia no combate à vulnerabilidade social no DF

COMPARTILHAR

Foto: Divulgação/Sedes

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, em conjunto com a Fiocruz-Brasília e a Sedes, possibilitou a criação de um sistema para identificar e melhor atender os indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

O projeto, denominado “Desenvolvimento e validação de instrumental e de indicadores para avaliar potencialidades, riscos e vulnerabilidades de famílias atendidas no Sistema Único de Assistência Social (Suas)” teve como objetivo gerar a otimização dos atendimentos e prestação de serviços às pessoas em situação de fragilidade social, por meio de um sistema integrado que auxilia o trabalho de assistentes sociais.

 

O sistema foi apresentado durante o Colóquio SituaSuas – Intervenções para uma maior proteção social, realizado nas últimas quinta (24) e sexta-feira (25) no prédio da Fundação Oswaldo Cruz, na UnB.

 

Durante os dois dias de evento, que contou com a presença de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e de colaboradores de organizações da sociedade civil (OSCs), foram apresentados 26 trabalhos de assistentes sociais do DF, além debates, palestras e da pesquisa fomentada pela parceria FAPDF, Sedes e Fiocruz- Brasília, tudo com o intuito de aumentar os recursos para identificar situações de vulnerabilidade, potencialidades e riscos de famílias de baixa renda e promover educação continuada dos trabalhadores da assistência social.

 

De acordo com umas das coordenadoras do levantamento, a psicóloga Olga Jacobina, especialista em Assistência Social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guará, o trabalho possibilitou o entendimento de que é possível ampliar as perguntas que são feitas nos atendimentos socioassistenciais, sem focar somente na renda e na família. Segundo Jacobina, é importante entender o território onde o indivíduo vive e avaliar cada caso por meio de cinco domínios: trabalho e renda, escolaridade, acesso a políticas públicas, convivência e aspectos da composição familiar.

 

Os resultados obtidos por meio da pesquisa e dos debates que ocorreram durante o Colóquio SituaSuas foram entregues à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para avaliação, validação e possível aplicação.

 

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000