Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/23 às 12h51 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Tecnologia no setor público entra em debate no Museu Nacional da República

COMPARTILHAR

 

 

O Museu Nacional da República abriu suas portas para o pré-lançamento do CSC GovTech – Tecnologia para transformação digital. Ao longo desta quarta-feira (12), painéis de discussão abordaram temas relacionados à inovação, modernização e digitalização de serviços públicos. O encontro antecede a abertura oficial do evento, marcada para o dia 19, em São Paulo.

 

Em sua primeira edição, o CSC GovTech já nasce como referência na busca por tecnologia em serviços públicos à população e, consequentemente, no desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O evento da plataforma Connected Smart Cities tem como foco a promoção de um governo simples, eficiente e transparente, centrado no cidadão.

 

A prévia do CSC GovTech em Brasília apresentou três painéis de discussão em formato híbrido, presencial e online a quase 500 inscritos. O evento, patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), contou com a participação do diretor-presidente da entidade, Marco Antônio Costa Júnior, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Carvalho Amaral.

 

“Entendemos que a temática da transformação digital tem tudo a ver com Brasília, está relacionada com nosso berço, nosso DNA”, comentou Marco Antônio. “Por isso, batalhamos para fazer essa parceria e trazer parte do evento para a cidade. Acreditamos que, juntos, podemos transformar a vida do cidadão por meio da tecnologia.”

 

Na avaliação do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a inovação é o caminho para aperfeiçoar a prestação de serviços oferecidos tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada em parceria com o Estado. “Temos que exercer nossas atividades públicas com o objetivo de atender aos anseios da coletividade”, observou Amaral. “Quando falamos em atendimento, precisamos pensar na tecnologia digital para melhorar a vida do cidadão”.

 

A CEO e idealizadora da plataforma Connected Smart Cities, Paula Faria, explicou sobre a necessidade de levar a digitalização para cidades brasileiras. “Vimos, na pandemia, a importância de as pessoas terem acesso à tecnologia – para a educação, para a saúde e para tantos outros setores. Vimos o tanto que facilita a vida e o quanto é essencial que o governo consiga oferecer esse serviços”, ponderou. “É muito transformador, principalmente para o cidadão”.

 

 

 

*Redação: Carolina Caraballo

*Fotos: Connected Smart Cities

 

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000