Retorno contará com protocolos de segurança e horário reduzido
O Planetário de Brasília reabre seu espaço neste sábado, dia 8 de maio de 2021, com uma nova estrutura de visitas guiadas. O visitante é convidado a realizar uma viagem pelo Universo tomando como ponto de partida a ideia do espaço-tempo. Essa viagem terá várias estações: a Lua, os planetas, as nebulosas e as galáxias distantes. Uma verdadeira homenagem ao ímpeto de descoberta e busca pelo conhecimento representado pela astronomia e exploração espacial.
O embarque nessa jornada começa com a observação da Lua, a partir da utilização de modelos, fotos e dinâmicas, continuando a viagem pelo Sistema Solar com informações e curiosidades sobre a origem e características físicas dos planetas. Será destacado o significado das dimensões do Sistema Solar para compreensão do tamanho dos demais objetos do Universo e como essas dimensões impactam os processos tecnológicos utilizados nas sondas de exploração que foram enviadas até os planetas.
Continuando a exploração, será mostrado como a utilização de lunetas e telescópios foi fundamental para a compreensão do Universo, nos revelando uma visão em profundidade das nebulosas e galáxias distantes. No final, será possível perceber que viajar pelo Universo, além de ser uma viagem no espaço, também é uma viagem no tempo. Ao pousar no Planetário de Brasília, você ainda poderá conhecer um pouco da nossa história, o funcionamento dos nossos equipamentos e ouvir, na nossa cúpula, o som dos planetas.
A exposição marca o retorno das atividades presenciais do Planetário, após o intervalo de atendimento produzido pela pandemia. A organização do espaço esclarece, no entanto, que não haverá sessão na cúpula e que o acesso será limitado para evitar aglomerações.
Mesmo autorizado a funcionar, o Planetário funcionará em horário reduzido: de 9h às 17 horas, de terça-feira a domingo, além de abrir também aos feriados.
O local também adotará protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19: visitantes passarão por medição de temperatura na entrada; será obrigatório o uso de máscaras; haverá limite máximo de pessoas e deverá ser respeitado o limite de uma pessoa a cada 9m².
Mais informações:
Telefone: (61) 99257-2607
Instagram: @planetariodebrasilia
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800