Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/23 às 15h38 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Lançamento: 4 novos editais voltados para pesquisa científica no DF

COMPARTILHAR

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (15), quatro novos editais voltados para iniciação científica, pós-graduação e divulgação científica. São 14 milhões de reais que serão divididos entre cotas variadas a depender do edital, perfil do pesquisador e projeto de pesquisa. Os interessados podem enviar propostas pelo novo sistema da Fundação, FAPDF One. 

 

“Com os mais novos lançamentos, já contamos com seis editais em 2023, somando mais de 30 milhões de reais investidos na pesquisa e nos pesquisadores do Distrito Federal. Nosso objetivo é gerar resultados de alto impacto e oferecer à população oportunidade de desenvolvimento” ressalta o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

Os novos editais

 

FAPDF Publica

 

O programa FAPDF Publica foi pensado para apoiar e incentivar a publicação de artigos científicos em todas as áreas do conhecimento e, dessa forma, difundir pesquisas e/ou estudos desenvolvidos na região e gerar reconhecimento aos pesquisadores brasilienses. O edital viabiliza a divulgação em periódicos científicos, nacionais e internacionais, produzidos por pesquisadores de instituições tanto públicas quanto privadas.

 

Para o programa foram destinados 1 milhão de reais, que estão divididos em até R$10 mil para as publicações nacionais e até R$20 mil para as internacionais.

 

As propostas devem ser submetidas pela plataforma FAPDF One entre os dias 01 a 10 de cada mês, a partir de março.

 

PIBIC e PIBITI

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, mais conhecido como PIBIC, concede bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Ele surgiu como uma forma de incentivar e apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino ou Pesquisa e nos Institutos Federais de Educação. 

 

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o PIBITI, tem o seu foco na iniciação científica aplicada ao desenvolvimento tecnológico. Ele o faz a partir da concessão de bolsas a estudantes de graduação também integrados na pesquisa científica de suas respectivas Instituições de Ensino Superior.

 

O valor destinado para cada um dos programas é de 5 milhões de reais, e ambos concedem 631 quotas de bolsas, sendo que cada Instituição poderá ser contemplada com até 280 bolsas, salvo caso de suplementação.

 

A submissão de propostas se dará de 20/02/2023 a 21/04/2023 para o PIBIC e 27/02/2023 a 30/04/2023 para o PIBITI, e deve ser realizada pela FAPDF One.

 

PDPG

 

O Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação da FAPDF (PDPG) realiza uma seleção pública de propostas de Instituições de Ensino Superior (IES) para conceder bolsas Stricto Sensu –  Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Para tanto, foram investidos 3 milhões de reais na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no Distrito Federal.

 

As propostas devem ser submetidas por instituições que possuam programas próprios e/ou daquelas que possuam convênios com as IES autorizadas/credenciadas pela CAPES, para tal fim. O período para o envio de propostas é de 20/02/2023 a 21/04/2023 e pode ser feito através da plataforma FAPDF One.

 

Para mais informações sobre esses e outros editais da fundação, acesse a aba Editais 2023 em nosso site e confira nossas redes sociais

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000