Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/23 às 12h24 - Atualizado em 12/03/24 às 14h43

Inteligência artificial vai ajudar no uso de antimicrobianos em hospitais

COMPARTILHAR

Lucíola Barbosa

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (13) o extrato da Chamada Pública n°05/2023, que trata da implementação de um programa estruturado com Inteligência Artificial (IA) para gerenciamento de uso de antimicrobianos em ambientes hospitalares. A iniciativa é fruto da parceria da FAPDF, com investimentos de R$ 1.400.000,00 no exercício orçamentário de 2023, com a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).

 

Vinculada ao Edital n°01/2023 – Programa Desafio DF -, a chamada tem o intuito de selecionar propostas de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a fim de obter financiamento dos projetos que se concentram na melhoria dos resultados clínicos dos pacientes, por meio da implementação de programas estruturados de gerenciamento de uso de antimicrobianos.

 

Esses programas incorporam ferramentas de inteligência de dados, aprendizado de máquina – machine learning, aplicativos de tecnologia assistiva e envolvem uma equipe multiprofissional especializada.

 

A coordenadora científica da FAPDF, Ana Paula Aragão, vê com otimismo a divulgação dessa iniciativa. “É com grande entusiasmo que anuncio o lançamento da Chamada Pública nº 05/2023, em parceria com a Secretaria de Saúde e o IGES. Esta iniciativa reforça nosso compromisso conjunto com a inovação em saúde”, frisou.

 

A coordenadora salienta ainda sobre a importância de a chamada pública alcançar um número significativo de pesquisadores. “Estamos abrindo as portas para propostas que promovam avanços significativos na qualidade dos serviços prestados. A participação de todos é fundamental para impulsionarmos juntos a excelência na saúde pública”, valorizou.

 

Desafio DF

 

A ideia do programa Desafio DF é promover chamadas específicas para seleção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas ao estudo de viabilidade de políticas públicas.

 

*Com informações da Agência Brasília.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000