Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 15h42 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

FAPDF participa do evento Cérebro em ação: Cérebros iguais, porém diferentes

COMPARTILHAR

Membros da mesa de abertura do evento Cérebro em Ação

 

Na tarde da última terça-feira (14) ocorreu, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, a solenidade de abertura do evento Cérebros em ação, uma ramificação do Brain Awareness Week: Campanha global da Dama Foundation que visa a divulgação e promoção da neurociência como área de estudo e como ferramenta a ser utilizada nos dias atuais.

O evento é uma das iniciativas do projeto aprovado no Programa de Núcleos Emergentes (PRONEM) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal em conjunto com o CNPq. O projeto intitulado “Rede Neurobioprospecta” é coordenado pela Professora Márcia Mortari e contou com um investimento de meio milhão de reais da FAPDF.

 

“O investimento da FAPDF para a nossa rede é essencial, financiamentos contínuos e robustos permitem que a pesquisa se desenvolva, assim como, permite o retorno efetivo desses investimentos para a sociedade. A história da minha pesquisa e da FAPDF caminham juntas, desde o meu primeiro ano na UnB, conto com a parceria da FAPDF. E com isso, pude criar e consolidar o Laboratório de Neurofarmacologia da UnB, tornando-o o maior centro neurofarmacológico do país e referência mundial. Esse ano, o investimento aportado pela FAPDF proporcionou a forte inserção em extensão, representado pelo nosso evento Cérebro em ação,” ressalta Mortari.

 

A mesa de abertura da solenidade contou com autoridades da FAPDF, CNPq e Universidade de Brasília, como o Vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas Nunes,  juntamente com a Reitora da UnB, Márcia Abrahão; a Decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia; o Coordenador-Geral de Ciências da Saúde e Biociências da Diretoria Científica do CNPq, Gilberto Ferreira de Souza; o Diretor do Instituto de Biologia da UnB, Eduardo Blum; a Professora-coordenadora do museu de Biologia da UnB, Júlia Klaczko e a Professora coordenadora do Laboratório de Neurofarmacologia da UnB, Márcia Mortari.

 

“Achamos que é de extrema importância apoiar inciativas como o Cérebro em ação, pois sem esses espaços de interação, a ciência acaba se restringindo a grupos específicos ao invés de ser vista por todos. É isso que queremos, que a ciência que é produzida dentro das universidades seja difundida por toda a sociedade, para que assim, mais pessoas sejam alcançadas por ela”, diz o Vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas Nunes.

 

A programação terá duração de quatro dias (de 14 a 17 de março) e contará com palestras ministradas por renomados neurocientistas, mesas redondas, além do lançamento do Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados (módulo sistema nervoso) e da Inauguração e visitas guiadas pelo Museu de Biologia da UnB (MBio). Até o momento, 2000 pessoas estão inscritas nas palestras e 1000 crianças de escolas estão agendadas para a visita guiada ao MBio.

Para participar, os interessados poderão se inscrever de forma gratuita através do site do evento, ou assistir às transmissões ao vivo de forma remota.

 

Programação

 

14/03/2023

 

  • Palestra com a Profa. Dra. Julia Klaczko: “Cérebros iguais, porém diferentes. Entendendo a importância da neuroanatomia comparada” (15h)
  • Inauguração do Museu de Biologia sob direção da Profa. Julia Klaczko

 

Coffee Break

 

  • Lançamento do Atlas de Anatomia Comparada de Vertebrados Sistema Nervoso e Sensorial com a Profa. Veronica Slobodian (16h)
  • Mesa de Abertura (17h)

 

15/03/2023

 

  • Roda de conversa com o Prof. Dr. Wagner Teixeira e com a Profa. Dra. Ana Flavia Teixeira, sobre neurodiversidade. (16h)

 

16/03/2023

 

  • Palestra com o Prof. Dr. Rafael Souto Maior: “Experimentação animal: entre o valor e o preço do avanço das Neurociências. (16h)

 

17/03/2023

 

  • Palestra com a Profa. Dra. Márcia Mortari: “O que o aluno tem na cabeça? Neurociência a serviço da educação.” (16h)
  • Encerramento

 

Serviços

 

Link para inscrições: https://www.even3.com.br/cerebroemacao/

 

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@cerebroemacao

 

 

Fotografia e redação: Letícia Coury

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000