Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/23 às 15h57 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

FAPDF lança primeiro programa do ano com investimento de 9.8 milhões de reais

COMPARTILHAR

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), lançou nesta quarta-feira (1º) o seu primeiro edital de 2023, o Programa Desafio DF, cujo objetivo é buscar soluções para demandas dos órgãos e instituições do governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa é uma ação de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) ao estudo de viabilidade de políticas públicas e conta com um investimento total de R$9.8 milhões.

 

“Programas como este são de extrema importância pois promovem a interlocução entre os diferentes setores da sociedade para desenvolver o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) regional e encontrar soluções efetivas para as principais demandas do DF” ressalta Diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

A edição de 2023 do Desafio DF seguirá fluxo contínuo ao longo de sua vigência, até o dia 31 de Dezembro de 2023. Os pedidos devem ser submetidas à FAPDF para avaliação por meio de Documento de Oficialização de Demanda (DOD) até 31 de outubro deste ano.

 

A primeira etapa do Programa envolve a submissão de demandas por instituições da Administração Pública Direta ou Indireta do Distrito Federal. Estabelecida a necessidade, a FAPDF lança chamadas públicas para a seleção de pesquisadores vinculados à instituições de CT&I ou organizações da sociedade civil (OSCs), para atuarem nos projetos que saneiem as necessidades apresentadas.

 

O Programa Desafio DF existe desde 2020 e já aprovou projetos como o Mobtech, realizado para atender a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e contou com um investimento de R$2.7 milhões da FAPDF.  O projeto consiste em um caminhão itinerante que rodou escolas, dando qualificação aos estudantes em robótica, programação e novas tecnologias. Já contou com mais de 8.000 aplicações de alunos da rede pública e mais de 1000 horas de capacitação apenas no último ano.

 

Serviço:

 

Acesse a íntegra do Programa aqui.

Para não perder nenhuma novidade da FAPDF nos siga no instagram.

 

Redação: Júlia Garcia

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000