Aconteceu nesta quinta-feira (10/09), a II Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação (PDPG) do Distrito Federal. Realizada pela Coordenação de Bolsas e Eventos (Coobe/FAPDF), a atividade contou com a participação do vice diretor-presidente da Fundação, Paulo Nicholas, da coordenadora Cleonice Costa e de representantes das Instituições de Ensino Superior (IEs) do DF.
Paulo Nicholas destacou que a nova gestão da FAPDF, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), pretende dar continuidade aos projetos e ações que vinham sendo desenvolvidos e a construção do PDPG está entre as prioridades da instituição. “A direção da FAPDF mudou recentemente, mas a sua linha de atuação permanece e a diretoria está de portas abertas para receber os representantes das IEs sempre que necessário for para que a construção desse programa e de iniciativas futuras aconteça da melhor maneira”, destacou.
As oficinas fazem parte de uma iniciativa pioneira para a construção participativa de um programa de pós-graduação que atenda aos interesses do DF e das IEs, buscando a internacionalização do conhecimento, a geração de recursos humanos qualificados e a criação e o fortalecimento de redes de pesquisa. “A intenção é fomentar recursos humanos altamente qualificados para o Distrito Federal para trazer resultados efetivos do recurso investido. Temos que fortalecer a pós-graduação no DF e pra isso não existe outro caminho que não o trabalho integrado”, afirmou a coordenadora de Bolsas e Eventos, Cleonice Costa.
Durante a primeira oficina, realizada em julho, foi apresentada proposta inicial do PDPG, cujo intuito é ofertar bolsas para programas já existentes nas IEs, mas considerando áreas prioritárias e urgentes dentro de linhas de pesquisa já existentes e outras que venham a ser identificadas como prioritárias ou emergentes. A partir da apresentação inicial, os representantes das Instituições tiveram 15 dias para apresentar sugestões à Coobe, que analisou o material recebido.
Agora, na segunda oficina, foram esclarecidas as dúvidas remanescentes e recebidas novas contribuições. Os representantes das IEs irão, agora, receber uma minuta do texto do Programa para avaliar e retornar à Coordenação com suas considerações.
Estratégia – Assim como todas as ações desenvolvidas pela FAPDF, o processo de elaboração do PDPG está seguindo as diretrizes do Plano Plurianual do Distrito Federal (PPA 2020-2023) e do Planejamento Estratégico da Fundação.
O Programa deverá atender, prioritariamente, a três objetivos do PPA vigente:
Por isso, o projeto do PDPG prevê, inicialmente, contemplar oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Humanas; Linguísticas; Letras e Artes.
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800