Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/24 às 9h43 - Atualizado em 11/07/24 às 14h04

FAPDF apresenta realidade virtual em experiência com óculos 3D e uso de AI 

COMPARTILHAR

AI Experience reúne no Museu Nacional empresas que trabalham com Inteligência Artificial 

 

Sob o ponto de vista do espaço, o visitante se aproxima do planeta Terra e voa até o centro de Brasília com a missão de acertar perguntas sobre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e completar a missão.  Ilusão? Realidade. Realidade virtual. Essa é a experiência, com uso de óculos 3D, que a FAPDF oferece ao público na primeira edição do AI Experience, evento que reúne empresas que aplicam a Inteligência Artificial (IA – sigla em inglês de artificial intelligence) para otimizar processos no comércio, campo, indústria, saúde, educação, finanças e outros setores tradicionais. 

 

 

A programação, realizada na arquitetura futurista do Museu Nacional, em Brasília, recebeu na manhã da última quarta-feira (19) representantes do governo, empresários e profissionais da educação e de diversas áreas do conhecimento, para falar sobre o uso e os desafios da IA no Distrito Federal e em todo o país. “Quando a gente fala de semente de soja, por exemplo, estamos falando de genética e para acelerar isso, utilizamos a inteligência artificial. Isso otimiza o trabalho e melhora o desenvolvimento do DF”, lembrou o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Borges Bueno. 

 

 

Segundo Raianne Paiva Lamounier, assessora da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti) da FAPDF, a incorporação da inteligência artificial nas políticas públicas representa uma transformação significativa na forma como o Governo vai lidar com esses desafios e tomar decisões daqui para frente. “Com a AI, podemos aprimorar a eficiência dos serviços prestados e os órgãos públicos só têm a ganhar com essa ferramenta cada vez mais necessária e sem caminho de volta. Precisamos aprender a dominar essa tecnologia”, afirmou Raianne. 

 

 

A estratégia distrital de inteligência artificial foi abordada já no primeiro dia do encontro,  idealizada pelo Grupo de Trabalho de IA e Impacto na Sociedade (GT de IA no DF). Este GT foi criado pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Decreto nº 44.969/23, com objetivo de promover estudos e elaborações para a implementação de um laboratório de IA aplicada na região. 

 

 

“Foi criado um grupo de trabalho para implementar a inteligência artificial no Distrito Federal, com investimento de 20 milhões de reais. Desse valor, 30% são destinados à infraestrutura, 10% para estrutura de governança. Que esse uso seja de forma ética e responsável”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, em exercício, Alexandre Villain. 

 

 

O grupotem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), em parceria com a Universidade do Distrito Federal (UnDF); a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF); a Secretaria de Economia (Seec), além de autoridades e líderes parlamentares. 

 

 

“É muito importante que todos possamos participar deste diálogo. Em Brasília, há comissões sobre o tema na Câmara do Senado que podem fazer a diferença. Este evento trouxe para a capital a possibilidade de estarmos na vanguarda”, disse o presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Carlos Jacobino.

 

 

A cerimônia de abertura contou ainda com Carlos Longo, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), que ressaltou a necessidade de unir mercado, governo e academia para tratar das decisões sobre o uso da Inteligência Artificial. Fernando Brites, presidente da Associação Comercial do Distrito Federal – (ACDF), também esteve presente.

 

De acordo com Orlan Almeida, idealizador da iniciativa, o objetivo do AI Experience é trazer um enfoque prático, com a participação de nomes com ampla experiência de mercado.  O evento acontece até esta quinta-feira (20) e traz palestras, bate-papo com especialistas e também um concurso de imagens geradas por IA. 

 

A realização é da GIANT Inovação, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.

 

Informações no site: www.giantday.com.br/aiexperience

 

Texto:  Douglas Silveira/Ascom FAPDF 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000
Telefone: (61) 3462 8800