Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/24 às 15h57 - Atualizado em 15/05/24 às 16h24

Exporide: doze municípios da Região Metropolitana são atendidos com investimento da FAPDF

COMPARTILHAR

 

Modelagem de projetos e capacitação tecnológica de agentes públicos fizeram parte da primeira etapa do programa

 

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Marco Antônio Costa Júnior, participou na manhã desta quarta-feira (15), da cerimônia de conclusão da primeira etapa do programa Exporide, no Clube de Engenharia de Brasília.

 

O Programa de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas dos Municípios do Entorno – Exporide, é vinculado ao Edital Desafio DF 2023, desta Fundação, que investiu 2 milhões de reais para promover o desenvolvimento regional e a transformação digital das cadeias produtivas dos municípios da RIDE, por meio da inovação e da capacitação tecnológica dos agentes públicos e cidadãos da região. 

 

 

Nesta primeira fase, doze municípios da Região Metropolitana foram impactados com levantamento de diagnósticos aos desafios enfrentados em seus territórios, modelagem de projetos e treinamento dos agentes mobilizadores. Os municípios atendidos foram Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio Descoberto e Valparaíso. 

 

 

A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF). Contou ainda com apoio do CODESE-Goiânia e da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB).

 

“Parabenizo o Codese por esta iniciativa, pela equipe que põe a mão na massa. Cumprimento a FAPDF pelo apoio e empenho. Fomos vendo o entorno crescer e estamos sempre trabalhando nessa pauta de desenvolvimento da RIDE, além de fazer com que os municípios estejam todos integrados”, disse o secretário de Governo do Distrito Federal (Segov), José Humberto, representando o governador do DF, Ibaneis Rocha. 

 

“Houve uma Lei complementar que criou a região metropolitana. Várias cidades ficaram esquecidas ao longo dos anos e esse reconhecimento de hoje às cidades do entorno é muito importante. Essa jornada não seria possível sem o apoio do Governo do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Codese, Paulo Roberto Muniz. 

 

A Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDFGO), Maria Caroline Fleury de Lima falou que as potencialidades do entorno são incríveis e que a relação com o Distrito Federal deve ser de colaboração e não mais de dependência, como já ocorreu. “Vamos melhorar cada vez mais a qualidade de atendimento dos nossos gestores”, disse Carol Fleury. 

 

 

A colaboração entre instituições de pesquisa, empresas e governo é fundamental. Parcerias estratégicas podem impulsionar a transferência de tecnologia, o compartilhamento de recursos e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades locais e promovam um crescimento econômico sustentável, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior. 

 

 

“Este programa é um movimento de demandar insumos e força de trabalho. É uma oportunidade de retomar parte da nossa gratidão aos municípios do Goiás, com tecnologia e baseada em dados. Com muito carinho vamos financiar parte desses projetos”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman. 

 

“É com alegria que estamos vivendo uma realidade nova na região do entorno. Estamos desenvolvendo o potencial das prefeituras”, disse o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e Prefeito de Valparaíso-GO, Paulo Correia Lopes.

 

“O BRB não se preocupa apenas com o desenvolvimento de Brasília, mas também com a região do entorno, proporcionando qualidade de vida aos servidores e cidadãos”, disse o diretor-executivo de Atacado e Governo do BRB, Diogo Ilário. O BRB é um dos patrocinadores do programa. 

 

Nos dias 15 e 16 de maio, o público vai assistir a palestras e painéis sobre os projetos finalizados nesta primeira fase do programa. No último dia será oficializada a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do município de Cocalzinho de Goiás – CODESE COCALZINHO. 

 

Compuseram o dispositivo de abertura o secretário de Governo, José Humberto; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman; o secretário de Cidades, Cláudio Trinchão; Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDFGO), Maria Caroline Fleury de Lima; o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior; o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izidio Santos Junior; o presidente do conselho deliberativo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese), Paulo Muniz; o  presidente da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Almeida Reis; o prefeito de  Planaltina, Cristiomario de Sousa;  o diretor de Engenharia da Biotic S.A, Luciano Carvalho; o diretor do Clube de Engenharia, Arthur Milhomem Neto; o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (Amab) e Prefeito de Valparaíso-GO, Paulo Correia Lopes; o Diretor Executivo de Atacado e Governo do BRB, Diogo Ilário. 

 

Serviço:

EXPORIDE

Dias: 15 e 16 de maio. Entrada Franca. 

Horário: 8h30 às 18h30

Local: Clube de Engenharia – Setor de Clubes Sul ao lado da ponte Honestino Guimarães, às margens do Lago Paranoá. Brasília – DF.

 

Siga nossas Redes Sociais:

Site: https://www.fap.df.gov.br/

 

Texto: Daniela Uejo |Edição: Douglas Silveira

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000