Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/23 às 15h25 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Celebrando a inovação: FAPDF marca presença em evento de lançamento do HUB da Indústria do DF

COMPARTILHAR

 

Autoridades durante o lançamento do Hub da Indústria do Distrito Federal

 

Na noite de ontem (26) a Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA reuniu membros do ecossistema de empreendedorismo e inovação para o lançamento de seu mais novo projeto: o HUB da Indústria do DF. O espaço foi construído por meio de uma parceria entre a FIBRA, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Biotic S.A, o Sebrae DF, a Finatec e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

 

De acordo com o Diretor-presidente da FIBRA, Jamal Jorge Bittar “O HUB é a maior demonstração de como a parceria entre a iniciativa privada, a academia e instituições governamentais pode produzir excelentes perspectivas e, a partir delas, resultados. O HUB vai nos permitir participar com maior intensidade da economia digital, trazendo inovação para as empresas e melhorias para o trabalho e para o trabalhador.”

 

Exposição de startups durante o evento

Desenhado para servir como ponto de encontro para atividades de capacitação de micro e pequenas indústrias, o HUB reuniu empreendedores, investidores e autoridades-chave do

ecossistema de CT&I.

 

Dentre os presentes estavam o Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Marco Antônio Costa Júnior; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Amaral; a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; a Superintendente do Sebrae DF, Rose Rainha; o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet; o Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar e o Diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da FIBRA e Idealizador do Projeto HUB da Indústria FIBRA, Graciomario de Queiroz.

 

O assunto central do evento foi a automação em gestão empresarial, temática definida após um estudo feito pela equipe do Hub da Indústria, que constatou dificuldades na gestão de estoques e no acompanhamento de resultados financeiros, baixa capacitação de funcionários e indisponibilidade de tempo dos gestores em empresas do DF. Ao longo da programação foram apresentados cases de sucesso de algumas empresas convidadas, além de uma exposição com startups locais que oferecem soluções na área.

 

Mais sobre o HUB da Indústria

 

A empresária Ana Paula representando a malharia Fabrika

Ainda no ano passado, o projeto começou a caminhar com pesquisas e workshops para diagnóstico da maturidade digital, a fim de identificar as principais necessidades de empresas do setor. As atividades são voltadas para os segmentos de vestuário, de alimentos, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. As empresas dessas áreas que aderirem ao projeto serão acompanhadas gratuitamente em projetos de apoio à transformação digital. Os temas centrais são voltados ao aumento de receita, à visibilidade e à competitividade do negócio.

 

O Hub visa oferecer, ainda neste trimestre, capacitações em marketing, visando treinar os empreendedores em ferramentas/serviços para inserção na internet e acompanhamento de métricas de mídias sociais e sites. Um curso em gestão de estoques também está nos planos.

 

Após a fase de capacitações, serão executados os outros dois eixos do projeto: solução e transformação, com curadoria, aconselhamento e acesso dos participantes a ferramentas digitais aplicáveis à solução de seus maiores desafios; e conexão e interação, com integração e incentivo à inovação aberta em transformação digital, por meio de ações entre empresas, startups, governo, academia e outros agentes que compõem o ecossistema de inovação.

 

Interessados em participar do Hub da Indústria podem entrar em contato com a Gerência de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra pelo telefone (61) 3362-6017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica@sistemafibra.org.br.

 

*Com informações de FAPDF e FIBRA

 

Redação e Fotografia: Letícia Coury

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000