ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO E ENTREGA DE PRODUTO DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO REFERENTE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Público-alvo: pesquisadores coordenadores de projetos
CONSIDERAÇÕES
Tal iniciativa foi adotada pela FAP/DF com o intuito de contribuir com a divulgação científica no Distrito Federal, dar visibilidade ao pesquisador apoiado pela Fundação e prestar contas à sociedade sobre a utilização do orçamento público executado pela instituição.
O material será veiculado e divulgado pela Assessoria de Comunicação da FAP/DF em diversos canais de informação, imprensa e mídias sociais para divulgação científica e ficará à disposição para acesso da população e do próprio coordenador da pesquisa.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
O Produto de Informação e Comunicação é constituído dos seguintes itens:
• Texto Jornalístico, estilo reportagem, com no mínimo 2 laudas e máximo 3 laudas, sobre a pesquisa a qual o coordenador recebeu apoio:
– Título
– Chamada
– Corpo do texto
Obs: Os textos mais extensos devem ser divididos por meio de “retrancas” e/ou “olhos”. Recomenda-se uma retranca a cada três parágrafos.
Obs2: Arquivo de texto deve ser enviado em Word (.doc) e PDF.
• Fotografia em alta resolução (Mínimo de 10 fotos):
– Evitar enviar fotos com os mesmos personagens ou ambiente. Diversificar ao máximo;
– As fotos devem ser enviadas em formato .jpeg, .png e .psd;
• Vídeo de, no máximo 45 segundos, do coordenador da pesquisa:
– O conteúdo do vídeo pode abordar sobre o que é a pesquisa/expectativas; resultados ou a importância da pesquisa para o DF;
– Vídeo deve ser enviado no formato .mpeg ou link no Youtube/Vimeo;
• Arte (Imagens e/ou Ilustração e/ou Infografia e/ou Animação):
– É obrigatório o envio de, no mínimo, uma arte por projeto de pesquisa;
– Os arquivos referentes as artes devem ser enviados em formato aberto do programa em que foi desenvolvido, com cópias em PDF, JPEG e PNG;
• Diagramação:
– O coordenador deverá entregar arquivo em PDF com a visão geral da diagramação desejada para uso em plataformas digitais;
ENTREGA DOS ARQUIVOS
O coordenador deverá compartilhar todos os arquivos exigidos com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da FAP/DF ( imprensa.fapdf@gmail.com) por meio de programa de transferência de arquivos ou entrega de DVD no protocolo da FAP/DF dirigido à Assessoria de Comunicação. A Ascom fará a conferência e responderá, via e-mail, o aceite do material, com o respectivo recibo.
RECOMENDAÇÕES
Para efeito de qualidade, recomenda-se a contratação de profissional ou empresa para desenvolvimento e entrega do Produto de Informação e Comunicação.
OBSERVAÇÕES
• A FAP/DF não indica profissionais ou empresas para realização dos serviços;
• Não são serão aceitos materiais de baixa qualidade e que não atendam às especificações técnicas presentes neste documento;
• Dúvidas e/ou esclarecimentos quanto à execução e entrega dos produtos podem ser enviados à Assessoria de Comunicação da FAP/DF, somente via email (imprensa.fapdf@gmail.com), e serão respondidos no prazo máximo de 72 horas;
• Após entrega e envio do material, a Assessoria de Comunicação da FAP/DF não fará alterações no conteúdo enviado.
FAPDF
Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000