Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/19 às 11h13 - Atualizado em 15/03/19 às 11h16

Planetário comemora 45 anos

Foto: Planetário/Joana França

O Planetário de Brasília comemora 45 anos nesta sexta-feira, 15 de março. Ele começou a projetar as estrelas para a população em 15 de março de 1974 e logo passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. O prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes e a estrutura remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental.

 

O Planetário teve as atividades da cúpula suspensas em 1997. A suspensão se deu pela necessidade de reforma que, em princípio, seria apenas, mas estudos indicaram a necessidade de uma obra de recuperação estrutural. O processo correu por muitos anos e com o passar do tempo surgiu a necessidade de manutenção e atualização do sistema de projeção na cúpula. Outro ponto deste processo foi a transferência da gestão da Fundação Cultural para a então Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Sematec).

 

Até que, em 2013, após as obras de infraestrutura que custaram R$ 10 milhões, e a recuperação do antigo projetor, a aquisição de oito aparelhos digitais de alta tecnologia produzidos na Alemanha e a compra de poltronas e a adequações técnicas, ações que custaram mais R$ 3,4 milhões, o Planetário foi reformado e reaberto. A nova estrutura oferece sala de projeção, com capacidade para 82 pessoas e cúpula para exibição das imagens, uma sala digital equipada com computadores com acesso a internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas para proporcionar a visualização adequada das projeções, além de três salas para reuniões, exposições e área de alimentação.

 

Para saber mais sobre o funcionamento e a programação do Planetário, basta acessar http://www.sde.df.gov.br/funcionamento/.

 

*Com informações do G1 e WBraília

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000