Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/18 às 18h17 - Atualizado em 26/09/18 às 15h18

Perguntas Frequentes

 

Perguntas Frequentes da LAI ( Lei de Acesso à Informação)

 

Prezado Cidadão,

As informações referentes às perguntas frequentes da LAI já estão disponíveis para consulta no Portal do Governo do Distrito Federal: http://www.brasilia.df.gov.br/index.php/category/perguntas-frequentes/

 

Atenciosamente,

Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF

 

Perguntas frequentes da FAPDF 

 

  • O que é a FAPDF?

Segundo o Ministério da Educação, as Fundações de Apoio são instituições criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições federais de ensino e instituições de pesquisa.

Assim, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de Fundação pública cuja finalidade é estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, tendo em vista o bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.

 

  • Para que serve a FAPDF?

Segundo seu Estatuto, a missão institucional da FAPDF consiste em estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no âmbito do Distrito Federal visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia por meio de:

  1. Articulação a formulação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal;
  2. execução da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal;
  • custeio, total ou parcialmente, projetos de pesquisa, individuais e institucionais, públicos e particulares;
  1. custeio, total ou parcialmente, a aquisição de equipamentos que estimulem os docentes a realizarem pesquisas no campo educacional;
  2. apoio a realização de eventos e exposições de interesse para o ensino, a difusão e o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação;
  3. incentivo e promoção do intercâmbio e a cooperação entre entidades públicas ou privadas, voltadas para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação;
  • proposição , realização e apoio planos, programas e projetos para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, inclusive para a formação e capacitação de recursos humanos e para a melhoria da qualidade do setor produtivo do Distrito Federal;
  • apoio a difusão e a transferência de resultados de pesquisa, bem como o intercâmbio de informações científicas, tecnológicas e de inovação;
  1. gerir o Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, instituído pela Lei Complementar nº. 153, de 30 de dezembro de 1998;
  2. fiscalizar e avaliar a aplicação dos auxílios que venha a conceder, observando o estabelecido nos projetos aprovados.

 

Observação:

A FAP financia Editais públicos, em parceria com instituições nacionais e internacionais do cenário acadêmico, científico ou tecnológico, bem como apoio a projetos inovadores que asseguram o desenvolvimento do Distrito Federal que contextualizam com as finalidades regimentais e estatutárias da FAPDF.

 

  • Quais os principais Editais, objetivos e quais os públicos de interesse?

Para melhor atender as demandas relacionadas ao estimulo, apoio e promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no âmbito do Distrito Federal a FAPDF divide suas frentes de trabalho em  quatro Coordenações que são:

 

Coordenação Técnica e Científica

COOTEC

 

 

Edital /Chamada Público de Alvo Objetivo
Demanda Espontânea-Seleção pública de propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.  

Pesquisadores doutores vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa, institutos, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento, todas sem fins lucrativos, constituídas sob as Leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no Distrito Federal.

Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, mediante apoio financeiro, em todas as áreas do conhecimento.
 

Edital 03/2017 (Demanda Induzida) SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS DE PESQUISAS SOBRE O SISTEMA
DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE MENINAS E
MULHERES NO DISTRITO FEDERAL

Pesquisadoras (es), gestoras(es) e técnicas(os) que atuem nas áreas do conhecimento relacionadas com a temática do Edital, vinculadas à Instituições Públicas ou Privadas, inclusive Organizações da Sociedade Civil ,sem fins lucrativos, constituidas sob as Leis brasileiras e com sede e administração no Distrito Federal.

 

Apoiar projetos de pesquisas sobre políticas públicas aplicadas, visando enfrentar as violências contra meninas e mulheres e fortalecer o Sistema de Proteção e Promoção dos seus direitos no âmbito do Distrito Federal.
EDITAL 07/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS DE PESQUISAS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA Pesquisador(es), gestor(es), técnico(s) e servidor(es) que atuem nas áreas do conhecimento relacionadas com a temática do Edital, vinculados à Instituições Públicas ou Privadas, inclusive órgãos especializados e vinculados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, todas sem fins lucrativos, constituídas sob as Leis brasileiras e com sede e administração no Distrito Federal. Apoiar projetos de pesquisas aplicadas ao campo da segurança pública, da justiça criminal e dos direitos humanos, no âmbito dos eixos centrais da política “Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida”, principal política de segurança pública do Governo de Brasília. As pesquisas devem gerar não apenas estudos diagnóstico da  situação vigente no tema proposto, mas proposições práticas de aperfeiçoamento visando instrumentalizar as ações executadas pelos órgãos de segurança pública do Distrito Federal.
 

 

 

Parceria UK Brasil

 

 

Chamada Researcher Connect Pesquisadores de cursos acadêmicos ou professores indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, chefes de departamentos ou programas de Pós Graduação de instituição de ensino ou pesquisa, pública ou particular. Esta Chamada tem por finalidade selecionar instituições de ensino superior para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades de comunicação científica para pesquisadores.
Programa Institutional Links Pesquisadores seniores, residentes no Distrito  Federal, de reconhecida competência nos campos específicos de suas habilidades e demais exigência da Chamada 2017/2018. Esse Programa, operacionalizado pelo British Council, financia propostas nas áreas de desenvolvimento rural e biodiversidade, para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas, que incluem workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio a serem realizadas por um período de dois anos.
Programa Researcher Links Pesquisadores seniores, residentes no Distrito  Federal, de reconhecida competência nos campos específicos de suas habilidades e demais exigência da Chamada 2017/2018. Esse programa tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam de plataforma para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos.
The UK Academies Candidatos com PhD; vínculo acadêmico permanente; possuir colaborador no Brasil; pesquisadores dos campos das ciências naturais,  incluindo engenharias, ciências médicas, ciências sociais e humanidades. tem como objetivo, apoiar propostas de pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisas do Reino Unido, que estejam dispostos a realizarem atividades de pesquisas no Brasil, em colaboração com pesquisadores locais.

 

  • Quais as principais áreas atendidas?

I – Pesquisa Básica;

II – Desenvolvimento Tecnológico;

III – Desenvolvimento de Produtos ,Processos e Serviços;

IV – Formação e Capacitação de Recursos Humanos;

V – Inserção Internacional.

 


 

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000