Governo do Distrito Federal
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5/02/18 às 9h49 - Atualizado em 26/02/19 às 13h32

Perfil do Diretor Presidente

 

Alexandre André dos Santos
Geógrafo pela Universidade da Região de Joinville (Univille), mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Planejamento e Integração Econômica e Territorial pela Universidade de Leon (Espanha). O diretor presidente possui vasta experiência na área da Gestão Pública, com ênfase em gestão de pessoas, políticas públicas sociais e avaliação.
Atuou como Secretário das Comissões de Finanças e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no período de 1995 a 1998. Entre 1998 e 2004, foi Coordenador de Políticas de Juventude na Prefeitura de Joinville e, em 2003, atuou como Técnico Especializado do Ministério da Saúde.
Desde 2008 é servidor público federal concursado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde foi Coordenador Geral de Operações Logísticas em 2011. Em dois períodos, 2012 a 2014 e 2015 a 2016, foi Diretor de Avaliação da Educação Básica no mesmo Instituto. Ainda em 2014, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Bombinhas, em Santa Catarina.
No Inep, foi diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb) entre 2012 e 2016. A Diretoria tem a responsabilidade institucional de garantir a realização do Enem e das avaliações que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb), incluindo a aplicação do PISA no Brasil. Como diretor da Daeb, teve participação decisiva no processo de consolidação do Enem, período em que a aplicação deixou de apresentar problemas de logística operacional.
Implantou, em 2013, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e viabilizou a aplicação do SAEB/Prova Brasil nos anos de 2013 e 2015. Liderou, em 2016, a reflexão acerca de nova proposta de Sinaeb, alinhado ao Plano Nacional de Educação. Liderou a implantação de Modelo de Excelência em Gestão Pública na Daeb e recebeu, em 2012, o Prêmio Gestor de Excelência do Instituto Brasileiro de Administração Pública.
Como pesquisador, lidera o Laboratório de Inovação em Práticas de Pesquisa Educacional (Labinova), com 200 diretores e 20 secretários municipais de educação que atuam na troca experiências sobre a melhoria da qualidade da educação básica, por meio da inovação e da gestão.
Alexandre também possui diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais.

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