Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/20 às 14h17 - Atualizado em 8/05/20 às 14h17

Mulheres expressivas

As Promotoras Legais Populares do Distrito Federal e Entorno (PLPs/DF) publicaram, recentemente, o livro “Promotoras Legais movimentando mulheres pelo Brasil: análises de experiências”.  A publicação é fruto de pesquisa realizada pelas PLPs/DF com financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), e apoio da Fiocruz. 

 

O livro é formado por diversos artigos que buscam relatar a experiência do movimento de Promotoras Legais Populares pelo Brasil. A primeira seção concentra os relatos e análises das PLPs do Distrito federal e Entorno. Já a segunda seção é composta por artigos de grupos de PLPs de outras regiões do Brasil enquanto que movimentam mulheres por outros estados. Nesta seção, as autoras contam com a participação especial de Maria Amélia Teles, uma das responsáveis por viabilizar a existência do Projeto há 25 anos.

 

O livro também contou com artigos de instituições e grupos parceiros das PLPs/DF, como o Fórum de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal, o projeto Vez e Voz e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

As promotoras populares – No Distrito Federal, as PLPs surgiram em 2005 e se estruturaram como projeto de extensão vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Atualmente, para além do projeto de extensão, as PLPs/DF também se identificam como um coletivo auto-organizado de mulheres que lutam pelo fim das opressões de gênero, raça e classe.

 

Você pode ter acesso à versão digital do livro aqui!

 

 *Com informações das PLPs/DF

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000