Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/20 às 14h29 - Atualizado em 2/07/20 às 13h45

Evolução tecnológica

O pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Jorlandio Francisco Felix conquistou espaço na renomada revista científica interdisciplinar britânica Nature. Com apoio da SECTI/FAPDF recebido por meio da chamada de 2017 do Programa UK Academies, ele desenvolveu, em parceria com o pesquisador Freddie Withers (University of Exeter), artigo sobre dispositivos fabricados por abrasão a partir de materiais de Van der Waals.

 

Monocamada (2D) que pode representar qualquer um dos três materiais: WS2, MoS2, ou MoSe2 / Imagem: Jorlandio Felix

O acadêmico explica que os diversos materiais usados no projeto (WS2, MoS2, hBN, MoSe2, entre outros) são extremamente importantes para aplicações tecnológicas e, até então, não havia uma técnica para produção em massa, em escala industrial. “Esses materiais têm propriedades físicas e químicas superiores ao silício que, hoje, é usado nos nossos celulares, computadores e em placas para conversão da energia solar”.

 

Jorlandio acredita, também, que o novo método de produção dos materiais bidimensionais (2D) pode auxiliar no barateamento de tecnologias e equipamentos de captação e conversão de energia, tornando mais acessíveis as os métodos sustentáveis de consumo energético. “Além de energia fotovoltaica, usamos a técnica de produção escalonada para produzir catalisadores para evolução de hidrogênio, que também é considerada energia renovável ou energia limpa”, complementa o pesquisador.

 

O artigo, cujo título em inglês é “Heterostructures formed through abraded van der Waals materials”, foi publicado na edição de junho da Nature e a íntegra está disponível no site da publicação.

 

O resumo em português pode ser lido aqui.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000